Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/705
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Thiago Oliveira da-
dc.date.accessioned2016-11-10T17:50:05Z-
dc.date.available2016-11-10T17:50:05Z-
dc.date.issued2015-11-23-
dc.identifier.urihttp://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/705-
dc.description98 p.pt_BR
dc.description.abstractIn general the organizations are going through countless change processes with regard to their management models, leading to carrying out restructuring in their internal environments and making adjustments faced with the recent scenarios demanded by the market. Faced with this it becomes necessary to analyze that with so many changes, especially with respect to professionals in the communication area, if it might be notable to broaden the competencies to place oneself in the market facing the new demands offered by the market. From another point of view, Higher Learning Institutions have a mission to offer professionals who are able to manage teams, plan strategies and present results so as to add value to the company where they work. Therefore, the need to reformulate course descriptions so as to incorporate new academic proposals. In Feira de Santana, in Bahia, UNEF was a pioneer in offering to the market a course in Social Communication in the Publicity and Propaganda program. Some years ago the market only demanded one individual qualified by his formation in Publicity and Propaganda. For this today there is need of a professional who is capable of interacting with countless medias, interpret different languages, manage communication departments, among other areas. Thus arises the following question: if the curricular matrix of the Publicity and Propaganda program of UNEF meets the basic needs to provide its students a formation focused on the demands of the work area, thus presenting the relevance of formation in management for professionals in the area of communication. The relevance of the work resides in the fact that it presents competencies and skills through specific courses which are able to propitiate criativity and innovation, which represent the fundamental elements for constituting a competitive differential. The methodology used was case studies with a descriptive goal, supported by a bibliographic and documental review. Finally the work points out that the publicity professionals graduated from UNEF are meeting the profile aimed at the demands which focus on interdisciplinary and multidisciplinary professionals demanded by this innovative and differentiated publicity worker faced with the aspirations of the current work market.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFaculdades ESTpt_BR
dc.relation.ispartofseriesTMP;414-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPublicidade e Propagandapt_BR
dc.subjectGestor de Comunicaçãopt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectLiderançapt_BR
dc.subjectPublicity and Propagandaen
dc.subjectCommunication Manageren
dc.subjectCommunicationen
dc.subjectLeadershipen
dc.subjectÉTICA E GESTÃOpt_BR
dc.titleAnálise do nível de aderência da matriz curricular do curso de publicidade e propaganda da UNEF para o desenvolvimento de competências em gestãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Reblin, Iuri Andréas-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4008773551065957pt_BR
dc.description.resumoDe modo geral, as organizações vêm passando por inúmeros processos de mudanças quanto aos seus modelos de gestão, fazendo assim, reestruturações em seus ambientes internos e realizando ajustes diante dos recentes cenários exigidos pelo mercado. Diante disso, faz-se necessário analisar que com tantas mudanças, sobretudo no que diz respeito a profissionais da área de comunicação, se é notório ampliar as competências e posicionar-se no mercado frente às novas demandas ofertadas pelo mercado. Por outro viés, Instituições de Ensino Superior possuem a missão de oferecer profissionais capazes de gerir equipes, planejar estratégias e apresentar resultados de forma a agregar valor para a empresa onde trabalham, reformulando assim, ementas disciplinares que incorporam novas propostas acadêmicas. Em Feira de Santana, na Bahia, a UNEF foi a pioneira em ofertar ao mercado o curso de Comunicação Social, em Publicidade e Propaganda. Há alguns anos o mercado exigia apenas um indivíduo qualificado por sua graduação em Publicidade e Propaganda, para tanto, hoje necessita ser um profissional capaz de interagir com inúmeras mídias, interpretar diferentes linguagens, gerenciar departamentos de comunicação, entre outras áreas. Desse modo, surge a seguinte questão: se a matriz curricular do curso de Publicidade e Propaganda da UNEF atende às necessidades básicas para proporcionar aos seus discentes uma formação com foco nas exigências da área de atuação, apresentando assim, a relevância da formação em gestão para os profissionais na área de comunicação. A relevância do trabalho reside no fato de apresentar competências e habilidades através de disciplinas específicas capazes de propiciar a criatividade e inovação, que representam os elementos fundamentais para a composição de um diferencial competitivo. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, com finalidade descritiva, subsidiada por revisão bibliográfica e documental. Por fim, o trabalho aponta que os profissionais publicitários formados pela UNEF estão atendendo a um perfil voltado às exigências que prima por profissionais interdisciplinares e multidisciplinares exigidas por esse publicitário inovador e diferenciado frente aos anseios do atual mercado de trabalho.pt_BR
dc.publisher.countryBRpt_BR
dc.publisher.departmentTeologiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Teologiapt_BR
dc.publisher.initialsESTpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.contributor.advisor1Schreiber, Dusan-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5088882022022801pt_BR
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
silva_to_tmp414.pdfTexto completo877.83 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.