Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/697
Title: | Crer aprender e gerir |
metadata.dc.creator: | Barcellos, Eliana Cristina Caporale |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Schaper, Valério Guilherme |
Keywords: | Crer;Aprender;Gerir;Diversidade cultural e religiosa;Believe;Learn;Manage;Cultural and religious diversity;RELIGIÃO E EDUCAÇÃO |
Issue Date: | 2-Mar-2016 |
Publisher: | Faculdades EST |
metadata.dc.description.resumo: | A escola pública, Ensino Médio, do Rio Grande do Sul tem sido palco de muitas inquietações e incertezas. A partir de 2012, uma nova proposta pedagógica é implementada, constituída por um ensino politécnico, com o objetivo de formar educandos e educandas para o mundo do trabalho. Apesar de esforços para obter a redução dos índices de repetência e evasão escolar, a escola pública vê-se desafiada diante de dificuldades sobre questões metodológicas frente ao aprender, impostas por um novo paradigma moderno, que obriga um olhar atento ao cotidiano escolar. A escola como espaço de construção do conhecimento e de socialização pode contribuir para a formação integral de jovens, com vistas à promoção de relações justas e éticas, bem como desenvolver habilidades e competências necessárias para a sociedade atual, que se define multicultural e multirreligiosa. Frente a esse contexto, analisar a importância da ação gestora torna-se primordial, uma vez que conduzir as atividades realizadas no espaço escolar implica uma visão abrangente das práticas pedagógicas, das peculiaridades da escola e das exigências impostas pela sociedade e, principalmente, da dimensão humana, capaz de interagir, decidir, motivar e articular o processo educativo. A pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa, de natureza aplicada, na qual utiliza como suporte as referências teóricas, textos e artigos de diferentes autores e autoras sobre o tema escolhido: Gestão Educacional, na medida em que ela contribui para uma educação integradora no século XXI. |
Description: | 114 p. : il. |
URI: | http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/697 |
Appears in Collections: | Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
barcellos_ecc_tm314.pdf | Texto completo | 1.46 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.