Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/67
Title: | Ensino religioso no contexto escolar : educação em valores |
metadata.dc.creator: | Matos, Rita Estefânia Luz dos Passos |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Streck, Gisela Isolde Waechter |
Keywords: | Ensino Religioso;Educação em Valores;Quatro Pilares da Educação;Desenvolvimento Humano e Valores;EDUCAÇÃO COMUNITARIA;TEOLOGIA;Religious Teaching;Education in Values;The Four Pillars of Education;Human Development and Values. |
Issue Date: | 18-Jun-2009 |
Publisher: | Faculdades EST |
Citation: | MATOS, Rita Estefânia Luz dos Passos. Ensino religioso no contexto escolar : educação em valores. 2009. 73 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2009. |
metadata.dc.description.resumo: | O presente estudo apresenta um panorama da história do Ensino Religioso no Brasil a partir de uma pesquisa bibliográfica e nos documentos da Secretaria Regional de Educação do Guará II, Distrito Federal, os quais abordam especificamente o Ensino Religioso com os alunos e alunas do Ensino Fundamental das últimas séries. Retrata o Ensino Religioso na nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), identificando na análise a necessidade da execução do artigo 33 da nova LDBEN na prática do Ensino Religioso, procurando trabalhar os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) do Ensino Religioso, considerando em seu exercício o respeito à diversidade cultural existente na sala de aula, o desenvolvimento humano e a formação de valores no indivíduo. Aborda a definição de valores e o modo como estes podem ser tratados na disciplina de Ensino Religioso no contexto escolar, tendo como base os quatro pilares da Educação apresentados no relatório da UNESCO. O estudo é uma proposta de trabalho de Ensino Religioso com o objetivo de alcançar os alunos e as alunas das últimas séries do Ensino Fundamental do Guará II, Distrito Federal. O estudo conclui que é a educação em valores deve estar presente de forma efetiva, no respectivo componente curricular. |
URI: | http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/67 |
Appears in Collections: | Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
passos_rel_tm79.pdf | 396.49 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.