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Title: Jesus Cristo, o rosto misericordioso do pai: prosperidade ou redenção?
metadata.dc.creator: Silva, Agenor Martins da
metadata.dc.contributor.advisor1: Schmitt, Flavio
Keywords: Confissão Positiva;Sacrifício;Prosperidade;Consumo;Misericórdia;Redenção;Positive Confession;Sacrifice;Prosperity;Consumption;Mercy;Redemption
Issue Date: 25-Apr-2016
Publisher: Faculdades EST
Series/Report no.: TMP;450
metadata.dc.description.resumo: A Doutrina Trumam, que lastreou o início da Guerra Fria e o Plano Marshall, aliada ao aparato ideológico do “American dream” gerador do “American way of life”, silogismo que alude ao modo de vida norte-americano, que incorpora a valorização do capitalismo, depreciando o socialismo, sob a égide da teoria keinesiana, sustenta o reaquecimento da indústria americana, gerando o frenesi consumista dos Anos Dourados, seduzindo até mesmo a frugalidade do protestantismo puritano do EUA. Neste contexto Kenneth Erwin Hagin (McKinney, 20/ 08/1917 - Tulsa, 19/ 09/ 2003), propaga a Teologia da Prosperidade que tem no consumo de bens duráveis a comprovação das afirmações da Confissão Positiva: eu quero, eu posso, eu determino. A Teologia Cristã: sistemática, científica, bíblica, atenta aos sinais dos tempos e da tradição se ocupa do Deus Trinitário, seus atributos e sua relação com o ser humano e a natureza e nos revela seu filho como o rosto misericordioso do Pai (Lc 6, 36). Nela, o “Ebed Iahweh” sofre o confronto de sua consciência messiânica com a teologia sadoquita, o legalismo farisaico e as forças romanas. Em Marcos 6,1-6 e Mateus 13,53-58. Jesus é rejeitado pela multidão por ser Ele apenas de um local pobre “este não é o (filho do) carpinteiro” com a pretensão de messias. O apotegma da variante de Lucas o apresenta como o Messias dos pobres: “O Espírito do Senhor está sobre mim para [...] hoje em vossa presença se cumpriu esta escritura” (Lc 4,18-21). A narrativa lucana é a base de refutação à teologia da prosperidade, quando esta substitui o sacrifício de Jesus pela busca de saúde e bens materiais como fruto do ato redentor na cruz. Na voracidade globalizada de um capitalismo que se pretende único, a prosperidade revela-se uma falácia teológica que tem o mercado como seu único e verdadeiro deus. A teologia de Jesus, presente na autêntica tradição cristã, negando essa negação, afirma-se na doxa aletheiá de ser o Filho do carpinteiro a misericórdia mesma do Pai: Misericordiae Vultus, cujo ato copioso da cruz é a gratuidade da Redenção de todos os seres humanos e de sua humanidade integral. A Teologia da Prosperidade nasce nos EUA como fruto da adequação do puritanismo protestante ao consumismo capitalista do pós-guerra mundial.
Description: 106 p.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/663
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