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Title: Com-paixão e afetividade: caminhos para a inclusão escolar e social
metadata.dc.creator: Soares, Maria Francesca da Costa
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Laura Franch Schmidt da
Keywords: Compaixão;Afetividade;Educação Inclusiva;Deficiência;Compassion;Affection;Inclusive Education;Deficiency;ÉTICA E GESTÃO
Issue Date: 8-Jan-2016
Publisher: Faculdades EST
Series/Report no.: TMP;442
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho tem a finalidade de analisar semanticamente os termos "compaixão" e "afetividade" a partir dos conceitos implícitos em cada um deles. O objetivo da pesquisa visa elucidar as dimensões da compaixão e da afetividade subentendidas no ser humano e a partir das considerações elencadas, analisar suas inserções no processo de inclusão escolar e social de pessoas com deficiência. Na atualidade, docentes se deparam com a obrigatoriedade de trabalhar na sala de aula com discentes com deficiências e ainda não contam em sua formação acadêmica com uma capacitação docente específica para atender com eficácia essa situação. Para a realização deste estudo, a metodologia utilizada baseia-se em um levantamento bibliográfico e a observação da rotina escolar docente. A pesquisa bibliográfica se constitui pelas concepções teóricas apresentadas por Piaget, Freire, Vigotsky, Wallon, Restrepo, Noé, Gadotti entre outros autores que salientam procedimentos da afetividade e de como educar crianças, com ou sem deficiências, em uma ótica pedagógica e teológica, em um tempo em que a aparência perpassa a essência. A partir da importância dada à ação docente será feita uma revisão teórica nos achados que abarcam o desenvolvimento humano infantil nos âmbitos intelectual, socioafetivo e motor. Os estudos bibliográficos permitiram concluir que a tarefa para humanizar a educação oportuniza uma inclusão escolar e social sem preconceitos. A inclusão da criança com deficiência deve estar baseada na compaixão, processo contínuo que se efetiva pelo exercício docente interpelado por amor e paixão para com o Outro. Conclui-se que a fé colocada em e na atividade docente é a primeira metodologia para a inclusão da criança com deficiência no ambiente escolar.
Description: 65 p.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/657
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