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dc.creatorSoares, Maria Francesca da Costa-
dc.date.accessioned2016-09-13T14:19:00Z-
dc.date.available2016-09-13T14:19:00Z-
dc.date.issued2016-01-08-
dc.identifier.urihttp://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/657-
dc.description65 p.pt_BR
dc.description.abstractThe goal of this paper is to semantically analyze the terms “compassion” and “affection” based on the implicit concepts within each of them. The goal of the research aims at elucidating the dimensions of compassion and of affection implied in the human being and based on the listed considerations, analyze their insertions in the process of school and social inclusion of people with deficiencies. In current times the teachers are faced with the obligation of working with students with deficiencies in the class room and the teachers have not yet had within their academic formation the specific training to tend to this situation with efficacy. To carry out this study, the methodology used was based on a bibliographic survey and the observation of the school teacher routine. The bibliographic research is constituted by the theoretical conceptions presented by Piaget, Freire, Vigotsky, Wallon, Restrepo, Noé, Gadotti among other authors who highlight affectionate procedures and how to educate children, with or without deficiencies, in a pedagogical and theological perspective in a time in which appearance passes through the essence. Based on the importance given the teaching action a theoretical review will be done of the findings which deal with the human infant development in the intellectual, socio-affectionate and motor areas. The bibliographic studies led to the conclusion that the task of humanizing education makes it possible to have school and social inclusion without prejudices. The inclusion of the child with deficiency must be based on compassion, a continuous process which is carried out by the teacher practice challenged by love and passion for the other. The conclusion is that faith placed in and within the teacher activity is the first methodology for the inclusion of the child with deficiency in the school environment.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFaculdades ESTpt_BR
dc.relation.ispartofseriesTMP;442-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCompaixãopt_BR
dc.subjectAfetividadept_BR
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.subjectDeficiênciapt_BR
dc.subjectCompassionen
dc.subjectAffectionen
dc.subjectInclusive Educationen
dc.subjectDeficiencyen
dc.subjectÉTICA E GESTÃOpt_BR
dc.titleCom-paixão e afetividade: caminhos para a inclusão escolar e socialpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Streck, Gisela Isolde Waechter-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/390614469261947pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem a finalidade de analisar semanticamente os termos "compaixão" e "afetividade" a partir dos conceitos implícitos em cada um deles. O objetivo da pesquisa visa elucidar as dimensões da compaixão e da afetividade subentendidas no ser humano e a partir das considerações elencadas, analisar suas inserções no processo de inclusão escolar e social de pessoas com deficiência. Na atualidade, docentes se deparam com a obrigatoriedade de trabalhar na sala de aula com discentes com deficiências e ainda não contam em sua formação acadêmica com uma capacitação docente específica para atender com eficácia essa situação. Para a realização deste estudo, a metodologia utilizada baseia-se em um levantamento bibliográfico e a observação da rotina escolar docente. A pesquisa bibliográfica se constitui pelas concepções teóricas apresentadas por Piaget, Freire, Vigotsky, Wallon, Restrepo, Noé, Gadotti entre outros autores que salientam procedimentos da afetividade e de como educar crianças, com ou sem deficiências, em uma ótica pedagógica e teológica, em um tempo em que a aparência perpassa a essência. A partir da importância dada à ação docente será feita uma revisão teórica nos achados que abarcam o desenvolvimento humano infantil nos âmbitos intelectual, socioafetivo e motor. Os estudos bibliográficos permitiram concluir que a tarefa para humanizar a educação oportuniza uma inclusão escolar e social sem preconceitos. A inclusão da criança com deficiência deve estar baseada na compaixão, processo contínuo que se efetiva pelo exercício docente interpelado por amor e paixão para com o Outro. Conclui-se que a fé colocada em e na atividade docente é a primeira metodologia para a inclusão da criança com deficiência no ambiente escolar.pt_BR
dc.publisher.countryBRpt_BR
dc.publisher.departmentTeologiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Teologiapt_BR
dc.publisher.initialsESTpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0690860023968490pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Laura Franch Schmidt da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6858886305291005pt_BR
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

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