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Title: A ética no processo de regulação e avaliação da educação superior
metadata.dc.creator: Silva, Elisabeth Feitosa da
metadata.dc.contributor.advisor1: Klein, Remí
Keywords: Educação Superior;Ética;Gestão;Avaliação;Higher Learning;Ethics;Management;Evaulation;GESTÃO E EDUCAÇÃO
Issue Date: 21-Aug-2015
Publisher: Faculdades EST
Series/Report no.: TMP;405
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho, com base em estudos de especialistas e documentos legais sobre o tema e interface com a experiência pessoal da autora, visa analisar empiricamente algumas questões acerca de como a ética perpassa o processo de avaliação externa da educação superior no Brasil. O enfoque dá-se mais especificamente nos processos de reconhecimento e renovação de reconhecimento de curso e no que se refere ao corpo docente da Instituição de Ensino Superior (IES). Destaca-se o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), mais identificado como instrumento de regulação e controle, próprio de um órgão regulador que é o Ministério da Educação (MEC), exigindo o cumprimento dos padrões gerais desta regulamentação a todas as IES sem considerar diferenças regionais, culturais, econômicas, religiosas ou sociais. Como este modelo de avaliação e regulação contribui para que as Instituições de Ensino Superior se tornem cada vez mais profissionais em sentido amplo e competitivas mercadologicamente? Quais as consequências para a educação superior de um sistema de avaliação nacional que privilegia as grandes instituições, esquecendo-se da diversidade do nosso país e principalmente de suas particularidades culturais, sociais e econômicas?
Description: 62 p.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/641
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