Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/641
Title: | A ética no processo de regulação e avaliação da educação superior |
metadata.dc.creator: | Silva, Elisabeth Feitosa da |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Klein, Remí |
Keywords: | Educação Superior;Ética;Gestão;Avaliação;Higher Learning;Ethics;Management;Evaulation;GESTÃO E EDUCAÇÃO |
Issue Date: | 21-Aug-2015 |
Publisher: | Faculdades EST |
Series/Report no.: | TMP;405 |
metadata.dc.description.resumo: | Este trabalho, com base em estudos de especialistas e documentos legais sobre o tema e interface com a experiência pessoal da autora, visa analisar empiricamente algumas questões acerca de como a ética perpassa o processo de avaliação externa da educação superior no Brasil. O enfoque dá-se mais especificamente nos processos de reconhecimento e renovação de reconhecimento de curso e no que se refere ao corpo docente da Instituição de Ensino Superior (IES). Destaca-se o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), mais identificado como instrumento de regulação e controle, próprio de um órgão regulador que é o Ministério da Educação (MEC), exigindo o cumprimento dos padrões gerais desta regulamentação a todas as IES sem considerar diferenças regionais, culturais, econômicas, religiosas ou sociais. Como este modelo de avaliação e regulação contribui para que as Instituições de Ensino Superior se tornem cada vez mais profissionais em sentido amplo e competitivas mercadologicamente? Quais as consequências para a educação superior de um sistema de avaliação nacional que privilegia as grandes instituições, esquecendo-se da diversidade do nosso país e principalmente de suas particularidades culturais, sociais e econômicas? |
Description: | 62 p. |
URI: | http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/641 |
Appears in Collections: | Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
silva_ef_tmp405.pdf | Texto completo | 741.07 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.