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dc.creatorSilva, Elisabeth Feitosa da-
dc.date.accessioned2016-09-06T13:42:07Z-
dc.date.available2016-09-06T13:42:07Z-
dc.date.issued2015-08-21-
dc.identifier.urihttp://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/641-
dc.description62 p.pt_BR
dc.description.abstractThis paper, based on studies of specialist and legal documents on the theme and in interface with the personal experience of the author, aims at empirically analyzing some issues about how ethics passes through the process of external evaluation of higher education in Brazil. The focus is more specifically on the processes of recognition and renewal of recognition of a program and on how this relates to the teaching staff of the Higher Learning Institution (IES). To be highlighted is the National System of Evaluation of Higher Education (SINAES), better identified as an instrument of regulation and control, specific of a regulator organ which is the Ministry of Education (MEC), demanding the fulfillment of the general standards of this regulation by all the IES without considering regional, cultural, economic, religious or social differences. How does this model of evaluation and regulation contribute so that the Institutions of Higher Learning become ever more professional in a broad sense and more market competitive? What are the consequences for higher learning of a national evaluation system which favors large institutions, forgetting the diversity of our country and mainly its cultural, social and economic specificities?pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFaculdades ESTpt_BR
dc.relation.ispartofseriesTMP;405-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Superiorpt_BR
dc.subjectÉticapt_BR
dc.subjectGestãopt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectHigher Learningen
dc.subjectEthicsen
dc.subjectManagementen
dc.subjectEvaulationen
dc.subjectGESTÃO E EDUCAÇÃO-
dc.titleA ética no processo de regulação e avaliação da educação superiorpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Streck, Gisela Isolde Waechter-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/390614469261947pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho, com base em estudos de especialistas e documentos legais sobre o tema e interface com a experiência pessoal da autora, visa analisar empiricamente algumas questões acerca de como a ética perpassa o processo de avaliação externa da educação superior no Brasil. O enfoque dá-se mais especificamente nos processos de reconhecimento e renovação de reconhecimento de curso e no que se refere ao corpo docente da Instituição de Ensino Superior (IES). Destaca-se o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), mais identificado como instrumento de regulação e controle, próprio de um órgão regulador que é o Ministério da Educação (MEC), exigindo o cumprimento dos padrões gerais desta regulamentação a todas as IES sem considerar diferenças regionais, culturais, econômicas, religiosas ou sociais. Como este modelo de avaliação e regulação contribui para que as Instituições de Ensino Superior se tornem cada vez mais profissionais em sentido amplo e competitivas mercadologicamente? Quais as consequências para a educação superior de um sistema de avaliação nacional que privilegia as grandes instituições, esquecendo-se da diversidade do nosso país e principalmente de suas particularidades culturais, sociais e econômicas?pt_BR
dc.publisher.countryBRpt_BR
dc.publisher.departmentTeologiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Teologiapt_BR
dc.publisher.initialsESTpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1535323385959427pt_BR
dc.contributor.advisor1Klein, Remí-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6363213953832880pt_BR
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