Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/599
Title: A atuação da pedagogia na educação infantil e a organização do fazer coletivo
metadata.dc.creator: Freitas, Idelice de Jesus Alves
metadata.dc.contributor.advisor1: Brandenburg, Laude Erandi
Keywords: Pedagoga;Educação infantil;Coordenação pedagógica;EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE;Female pedagogue;Early childhood education;Pedagogic coordination
Issue Date: 22-Oct-2015
Publisher: Faculdades EST
Citation: FREITAS, Idelice de Jesus Alves. A atuação da pedagogia na educação infantil e a organização do fazer coletivo. 2015. 89 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2015.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho tem como finalidade refletir sobre a relevância da função da pedagoga como coordenadora pedagógica na Educação Infantil. Para isso, a pesquisa de caráter qualitativo pretende, mediante estudo bibliográfico e levantamento de dados documentais, pesquisar a trajetória de formação e atuação dessa profissional na educação brasileira, a fim de perceber sua importância na atualidade para a organização do trabalho escolar. Utilizou-se também como referencial, o trabalho educacional realizado em um Centro Municipal de Educação Infantil situado na Zona Leste da cidade de Manaus-AM, no intuito de perceber como se dá a atuação da pedagoga na estruturação e efetivação do projeto políticopedagógico da instituição. Com o estudo se observa, na fala de vários autores, que ao construir sua identidade profissional a pedagoga se faz imprescindível para a organização, sistematização e coordenação dos processos educativos da escola. Mediante os dados obtidos pode-se perceber que a pedagoga enfrentou e enfrenta diversas adversidades em sua trajetória profissional. Contudo, ao organizar seu fazer em prol da formação continuada de professores e professoras, da organização coletiva do trabalho escolar e da construção de um ambiente social de respeito mútuo, ela se consolida como coordenadora pedagógica na Educação Infantil e contribui significativamente para a formação de sujeitos pensantes.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/599
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
freitas_ija_tmp411.pdf625.36 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.