Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/599
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Freitas, Idelice de Jesus Alves | |
dc.date.accessioned | 2016-07-25T15:29:07Z | - |
dc.date.available | 2016-03-03 | |
dc.date.available | 2016-07-25T15:29:07Z | - |
dc.date.issued | 2015-10-22 | |
dc.identifier.citation | FREITAS, Idelice de Jesus Alves. A atuação da pedagogia na educação infantil e a organização do fazer coletivo. 2015. 89 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2015. | por |
dc.identifier.uri | http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/599 | - |
dc.description.abstract | The goal of this work is to reflect on the relevance of the function of the pedagogue as the pedagogic coordinator in Early Childhood Education. For this, the research of qualitative character intends, through bibliographic study and survey of documental data, to investigate the trajectory of the training and work of this professional in Brazilian education so as to perceive its importance in current times for the organization of the school work. One also used as a reference, the educational work carried out in a Municipal Center of Early Childhood Education situated in the East Zone of the city of Manaus-AM, with the intent of perceiving how the work of the pedagogue takes place in the structuring and implementation of the political pedagogical project of the institution. With the study it is observed in the talk of various authors, that upon building her professional identity the pedagogue is indispensable for the organization, systematization and coordination of the educational processes of the school. Through the data obtained one can perceive that the pedagogue confronted and confronts many adversities in her professional trajectory. However, upon organizing her work in favor of continuing education for teachers, of the collective organization of the school work and of the construction of a social environment of mutual respect, she consolidates herself as a pedagogic coordinator in Early Childhood Education and significantly contributes to the formation of thinking subjects. | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Faculdades EST | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Pedagoga | por |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | Coordenação pedagógica | por |
dc.subject | EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE | por |
dc.subject | Female pedagogue | eng |
dc.subject | Early childhood education | eng |
dc.subject | Pedagogic coordination | eng |
dc.title | A atuação da pedagogia na educação infantil e a organização do fazer coletivo | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.referee1 | Streck, Gisela Isolde Waechter | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3906144692619471 | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como finalidade refletir sobre a relevância da função da pedagoga como coordenadora pedagógica na Educação Infantil. Para isso, a pesquisa de caráter qualitativo pretende, mediante estudo bibliográfico e levantamento de dados documentais, pesquisar a trajetória de formação e atuação dessa profissional na educação brasileira, a fim de perceber sua importância na atualidade para a organização do trabalho escolar. Utilizou-se também como referencial, o trabalho educacional realizado em um Centro Municipal de Educação Infantil situado na Zona Leste da cidade de Manaus-AM, no intuito de perceber como se dá a atuação da pedagoga na estruturação e efetivação do projeto políticopedagógico da instituição. Com o estudo se observa, na fala de vários autores, que ao construir sua identidade profissional a pedagoga se faz imprescindível para a organização, sistematização e coordenação dos processos educativos da escola. Mediante os dados obtidos pode-se perceber que a pedagoga enfrentou e enfrenta diversas adversidades em sua trajetória profissional. Contudo, ao organizar seu fazer em prol da formação continuada de professores e professoras, da organização coletiva do trabalho escolar e da construção de um ambiente social de respeito mútuo, ela se consolida como coordenadora pedagógica na Educação Infantil e contribui significativamente para a formação de sujeitos pensantes. | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.department | Teologia | por |
dc.publisher.program | Programa de Teologia | por |
dc.publisher.initials | EST | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7408088909824627 | por |
dc.contributor.advisor1 | Brandenburg, Laude Erandi | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2720814127433525 | por |
Appears in Collections: | Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
freitas_ija_tmp411.pdf | 625.36 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.