Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/593
Title: | Vamos começar pelo fim?: a pedagogia cemiterial como projeto educativo no espaço escolar |
metadata.dc.creator: | Rigo, Kate Fabiani |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Wachholz, Wilhelm |
Keywords: | Pedagogia Cemiterial;Comportamento autolesivo;Suicídio juvenil;Facebook;Adolescente Virtualizado;RELIGIÃO E EDUCAÇÃO;Cemeterial pedagogy;Self-injurious behavior;Juvenile suicide;Facebook;Virtualized Adolescent |
Issue Date: | 7-Aug-2015 |
Publisher: | Faculdades EST |
Citation: | RIGO, Kate Fabiani. Vamos começar pelo fim?: a pedagogia cemiterial como projeto educativo no espaço escolar. 2015. 212 f. Tese (Doutorado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2015. |
metadata.dc.description.resumo: | A tese tem o objetivo de apresentar a Pedagogia Cemiterial como proposta de ação a ser desenvolvida no ensino básico. A metodologia escolhida fundamenta-se na metanálise de dados do Censo de 2010, referentes ao perfil religioso dos/das adolescentes brasileiros e na pesquisa etnográfica virtual, através do monitoramento de Páginas Comunitárias do Facebook ligadas ao incentivo e extinção do comportamento autolesivo e suicidário entre adolescentes brasileiros (as) de 13-17 anos de idade. A estrutura foi dividida em quatro capítulos distintos. O primeiro apresenta o indivíduo, na fase da adolescência, a partir do modelo bioecológico de Bronfenbrenner e como este se insere nos estágios da fé e o Deus Google. O segundo verifica a percepção de morte e morrer do/da adolescente virtualizado (a), bem como sua interação com as Páginas Comunitárias do Facebook associadas ao incentivo e extinção do comportamento autolesivo. O terceiro analisa a importância do Ensino Religioso como componente curricular compatível ao desenvolvimento do tema da morte e do morrer no espaço escolar através da Pedagogia Cemiterial. Por fim, o último capítulo propõe um modelo de ação para a aplicação da Pedagogia Cemiterial com adolescentes no espaço escolar. |
URI: | http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/593 |
Appears in Collections: | Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
rigo_kf_td142.pdf | 7.04 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.