Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/593
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRigo, Kate Fabiani
dc.date.accessioned2016-07-25T15:36:20Z-
dc.date.available2015-12-10
dc.date.available2016-07-25T15:36:20Z-
dc.date.issued2015-08-07
dc.identifier.citationRIGO, Kate Fabiani. Vamos começar pelo fim?: a pedagogia cemiterial como projeto educativo no espaço escolar. 2015. 212 f. Tese (Doutorado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2015.por
dc.identifier.urihttp://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/593-
dc.description.abstractThe goal of this dissertation is to present the Cemeterial Pedagogy as a proposal for action to be developed in primary education. The methodology chosen is founded on the meta-analysis of data from the 2010 Census, regarding the religious profile of Brazilian adolescents and on the virtual ethnographic research, through the monitoring of Community Facebook pages connected to the encouragement and extinction of self-injurious and suicidal behavior among Brazilian adolescents ages 13 to 17. The structure was divided into four distinct chapters. The first presents the individual, in the adolescent phase, based on the bio-ecological model of Bronfenbrenner and how this adolescent inserts him/herself in the faith stages and the Google God. The second verifies the perception of death and dying of the virtualized adolescent as well as his or her interaction with Community Facebook pages associated to the encouragement and extinction of self-injurious behavior. The third analyzes the importance of Religious Education as a curricular component that is compatible to the development of the theme of death and dying in the school space through the Cemeterial Pedagogy. Finally, the last chapter proposes a model of action for the application of the Cemeterial Pedagogy with adolescents in the school space.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherFaculdades ESTpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPedagogia Cemiterialpor
dc.subjectComportamento autolesivopor
dc.subjectSuicídio juvenilpor
dc.subjectFacebookpor
dc.subjectAdolescente Virtualizadopor
dc.subjectRELIGIÃO E EDUCAÇÃOpor
dc.subjectCemeterial pedagogyeng
dc.subjectSelf-injurious behavioreng
dc.subjectJuvenile suicideeng
dc.subjectFacebookeng
dc.subjectVirtualized Adolescenteng
dc.titleVamos começar pelo fim?: a pedagogia cemiterial como projeto educativo no espaço escolarpor
dc.typeTesepor
dc.contributor.referee1Streck, Gisela Isolde Waechter
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3906144692619471por
dc.contributor.referee2Adam, Júlio Cézar
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1768006061329443por
dc.contributor.referee3Kovács, Maria Júlia
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3630610578226144por
dc.contributor.referee4Borges, Vivian Roxo
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/2967087857108400por
dc.description.resumoA tese tem o objetivo de apresentar a Pedagogia Cemiterial como proposta de ação a ser desenvolvida no ensino básico. A metodologia escolhida fundamenta-se na metanálise de dados do Censo de 2010, referentes ao perfil religioso dos/das adolescentes brasileiros e na pesquisa etnográfica virtual, através do monitoramento de Páginas Comunitárias do Facebook ligadas ao incentivo e extinção do comportamento autolesivo e suicidário entre adolescentes brasileiros (as) de 13-17 anos de idade. A estrutura foi dividida em quatro capítulos distintos. O primeiro apresenta o indivíduo, na fase da adolescência, a partir do modelo bioecológico de Bronfenbrenner e como este se insere nos estágios da fé e o Deus Google. O segundo verifica a percepção de morte e morrer do/da adolescente virtualizado (a), bem como sua interação com as Páginas Comunitárias do Facebook associadas ao incentivo e extinção do comportamento autolesivo. O terceiro analisa a importância do Ensino Religioso como componente curricular compatível ao desenvolvimento do tema da morte e do morrer no espaço escolar através da Pedagogia Cemiterial. Por fim, o último capítulo propõe um modelo de ação para a aplicação da Pedagogia Cemiterial com adolescentes no espaço escolar.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentTeologiapor
dc.publisher.programPrograma de Teologiapor
dc.publisher.initialsESTpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8318476185104192por
dc.contributor.advisor1Wachholz, Wilhelm
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3084707254950329por
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
rigo_kf_td142.pdf7.04 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.