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http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/549
Title: | O atual discurso teológico-musical na Igreja Presbiteriana Independente de Botucatu: possibilidades e limites para uma renovação litúrgica brasileira |
metadata.dc.creator: | Alano, Josely de Moraes Antonio |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Gaede Neto, Rodolfo |
Keywords: | Calvinismo;Hibridismo;Liturgia;Pós-modernidade;Semiologia;TEOLOGIA PRÁTICA;Calvinism;Hybridism;Liturgy;Post-modernity;Semiology |
Issue Date: | 10-Mar-2014 |
Publisher: | Faculdades EST |
Citation: | ALANO, Josely de Moraes Antonio. O atual discurso teológico-musical na Igreja Presbiteriana Independente de Botucatu: possibilidades e limites para uma renovação litúrgica brasileira. 2014. 216 f. Tese (Doutorado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2014. |
metadata.dc.description.resumo: | Uma análise do atual discurso teológico-musical presente no espaço do culto da Igreja Presbiteriana Independente de Botucatu IPIBot é o objeto deste trabalho. Este discurso demonstra aspectos híbridos na estrutura litúrgica desta igreja, aspectos estes oriundos tanto do universo musical quanto teológico, e que entendemos serem característicos da cultura pós-moderna. A presença de outras expressões artísticas, que não somente o canto ou instrumento, como por exemplo, o órgão, neste caso a arte circense e a dança, ambas no espaço do culto, apontam para transformações na cultura litúrgica e talvez em novas formas de expressão da igreja como um todo. A análise destes elementos presentes no culto da IPIBot foi feita por meio de levantamento histórico e litúrgico através de boletins e documentos da igreja, bem como da participação da autora como membro da mesma. A IPIBot assimilou em parte a chamada cultura gospel como forma de sobrevivência diante da multiplicidade de igrejas no universo religioso atual, sem perder o contato com a tradição, seu principal instrumento para conferir a identidade presbiteriana reformada que lhe é peculiar. Desta forma, caracteriza-se o hibridismo como uma estratégia de adaptação à pós-modernidade sem, no entanto, gerar novas formas litúrgicas que se constituam como modelo de igreja. Caracteriza-se o discurso musical como principal elemento catalisador deste hibridismo, formador de um imaginário teológico-musical que sustenta a tradição junto à nova tendência pós-moderna e que confere identidade à IPIBot. Desta forma, esperamos contribuir para a reflexão do papel da música no culto como espaço de múltiplas faces, formador deste imaginário e das transformações pela renovação teológica, averiguando as possibilidades e limites para uma renovação litúrgica brasileira, dentro e fora do âmbito das igrejas de origem reformada. |
URI: | http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/549 |
Appears in Collections: | Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST |
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