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dc.creatorAlano, Josely de Moraes Antonio
dc.date.accessioned2016-07-25T15:41:30Z-
dc.date.available2015-07-17
dc.date.available2016-07-25T15:41:30Z-
dc.date.issued2014-03-10
dc.identifier.citationALANO, Josely de Moraes Antonio. O atual discurso teológico-musical na Igreja Presbiteriana Independente de Botucatu: possibilidades e limites para uma renovação litúrgica brasileira. 2014. 216 f. Tese (Doutorado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2014.por
dc.identifier.urihttp://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/549-
dc.description.abstractDefining as hybrid and intrinsic to the post-modernity the question of the current theological-musical speech practiced in the Independent Presbyterian Church of Botucatu IPCBOT, besides being essential to this comprehension, it becomes plausible when revealed to the musical reality in the churches and the theological ways that surround the liturgy in the Christian cult space. As an heiress of the reformation during the XVI century, and in Brazil, consequence of the North-American Presbyterian missions, the Independent Presbyterian Church of Brazil (IPCB) obtained its own identity in 1903, when a schism divided the Presbyterian Church (PC), originating the IPCB. At the first chapter, it is delineated the history of the IPCB and its liturgical structure, as well as the musical groups currently acting in this church. At the second chapter it was aimed to understand the mainly concepts that guide the defense of the hybridism process present in the theological-musical imaginary construction in the IPIBOT. At the third chapter it was developed a brief panorama of the theological and musical movements, which supported by the ideal dialogue of the church with the culture and social reality of the country, culminated in the current liturgical reality of the church, the intimacy with the reformed Presbyterian identity and the gospel culture. At the fourth and last chapter, it was approached, analyzing the theological-musical speech, the possibility of the imaginary that these days confers identity to the IPCBOT as a hybridism result, by the tripartite analysis of the musical work, methodologically supported on the musical semiology propose of Jacques Nattiez and Jean Molino. In this respect, based on the theological-musical speech, it is expected that this research contributes for the reflection of the music mission in a cult as a space of multiple facets, former of this imaginary and the transformations via the theological renovation, inquiring the possibilities and limits for a Brazilian liturgical improvement, inside and outside the reformed churches.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherFaculdades ESTpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCalvinismopor
dc.subjectHibridismopor
dc.subjectLiturgiapor
dc.subjectPós-modernidadepor
dc.subjectSemiologiapor
dc.subjectTEOLOGIA PRÁTICApor
dc.subjectCalvinismeng
dc.subjectHybridismeng
dc.subjectLiturgyeng
dc.subjectPost-modernityeng
dc.subjectSemiologyeng
dc.titleO atual discurso teológico-musical na Igreja Presbiteriana Independente de Botucatu: possibilidades e limites para uma renovação litúrgica brasileirapor
dc.typeTesepor
dc.contributor.referee1Adam, Júlio Cézar
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1768006061329443por
dc.contributor.referee2Scheunemann, Arno Vorpagel
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0626500090053983por
dc.contributor.referee3Rieth, Ricardo Willy
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2854589063294139por
dc.contributor.referee4Eberle, Soraya Heinrich
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/9898369522601349por
dc.description.resumoUma análise do atual discurso teológico-musical presente no espaço do culto da Igreja Presbiteriana Independente de Botucatu IPIBot é o objeto deste trabalho. Este discurso demonstra aspectos híbridos na estrutura litúrgica desta igreja, aspectos estes oriundos tanto do universo musical quanto teológico, e que entendemos serem característicos da cultura pós-moderna. A presença de outras expressões artísticas, que não somente o canto ou instrumento, como por exemplo, o órgão, neste caso a arte circense e a dança, ambas no espaço do culto, apontam para transformações na cultura litúrgica e talvez em novas formas de expressão da igreja como um todo. A análise destes elementos presentes no culto da IPIBot foi feita por meio de levantamento histórico e litúrgico através de boletins e documentos da igreja, bem como da participação da autora como membro da mesma. A IPIBot assimilou em parte a chamada cultura gospel como forma de sobrevivência diante da multiplicidade de igrejas no universo religioso atual, sem perder o contato com a tradição, seu principal instrumento para conferir a identidade presbiteriana reformada que lhe é peculiar. Desta forma, caracteriza-se o hibridismo como uma estratégia de adaptação à pós-modernidade sem, no entanto, gerar novas formas litúrgicas que se constituam como modelo de igreja. Caracteriza-se o discurso musical como principal elemento catalisador deste hibridismo, formador de um imaginário teológico-musical que sustenta a tradição junto à nova tendência pós-moderna e que confere identidade à IPIBot. Desta forma, esperamos contribuir para a reflexão do papel da música no culto como espaço de múltiplas faces, formador deste imaginário e das transformações pela renovação teológica, averiguando as possibilidades e limites para uma renovação litúrgica brasileira, dentro e fora do âmbito das igrejas de origem reformada.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentTeologiapor
dc.publisher.programPrograma de Teologiapor
dc.publisher.initialsESTpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8448220932933357por
dc.contributor.advisor1Gaede Neto, Rodolfo
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8020748256904139por
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

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