Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/538
Title: Os desafios da inclusão e a prática docente no nível superior: uma questão de direito fundamental
metadata.dc.creator: Santos, Marilene Ferreira dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Brandenburg, Laude Erandi
Keywords: Formação;Inclusão no ensino superior;Educador inclusivo;Professor;Prática docente;RELIGIÃO E EDUCAÇÃO;Formation;Inclusion in higher learning;Inclusive educator;Teacher;Teaching practice
Issue Date: 15-Aug-2014
Publisher: Faculdades EST
Citation: SANTOS, Marilene Ferreira dos. Os desafios da inclusão e a prática docente no nível superior: uma questão de direito fundamental. 2014. 128 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2014.
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa traz uma breve discussão sobre o processo de inclusão no nível superior, buscando identificar de que maneira ocorre a prática docente junto aos alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE), de forma que garanta não só a acessibilidade, mas a sua permanência nas Instituições de Ensino Superior (IES). Tem como objetivo geral refletir sobre os desafios da educação inclusiva no nível superior, e a prática pedagógica dos docentes, identificando as possibilidades de inserção de discentes que necessitam de atendimento educacional especial. Inicialmente é feito um resumo histórico da Educação Especial no Brasil, analisando diversos documentos legais para traçar a visão acerca da legislação educacional. Posteriormente é feita uma retrospectiva histórica do Ensino Superior no Brasil, desde os primórdios da escolarização. O terceiro momento traz uma análise da prática docente universitária, desde a formação inicial até a formação continuada desse profissional refletindo sobre os desafios encontrados na docência na área da inclusão. No quarto e último momento são apresentadas alternativas para a mediação na prática inclusiva através do diálogo com as abordagens teóricas: pedagógica, teológica e psicopedagógica. Para efetivar o suporte teórico da pesquisa foi necessário analisar e refletir os estudos de alguns autores, distribuídos pelos subtemas apresentados: Educação Especial; Ensino Superior; Prática Docente; Mediação. Também foram analisados os documentos nacionais e internacionais além das Diretrizes Nacionais para Educação Especial (2001), dados do IBGE e CENSO (2010). A metodologia usada para delinear a pesquisa é a bibliográfica de natureza qualitativa que permite um bom andamento da investigação.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/538
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
santos_mf_tm286.pdf995.94 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.