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dc.creatorSantos, Marilene Ferreira dos
dc.date.accessioned2016-07-25T15:53:37Z-
dc.date.available2015-07-06
dc.date.available2016-07-25T15:53:37Z-
dc.date.issued2014-08-15
dc.identifier.citationSANTOS, Marilene Ferreira dos. Os desafios da inclusão e a prática docente no nível superior: uma questão de direito fundamental. 2014. 128 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2014.por
dc.identifier.urihttp://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/538-
dc.description.abstractThis research presents a brief discussion about the process of inclusion in higher learning, seeking to identify in what way the teaching practice takes place with students with Special Educational Needs (NEE), so as to not only guarantee accessibility, but also their permanence in the Higher Learning Institutions (IES). Its general goal is to reflect on the challenges of inclusive education at the higher level and on the pedagogical practice of the professors, identifying the possibilities of insertion of students who need special educational attention. Initially a historical summary is presented of Special Education in Brazil, analyzing various legal documents to outline the perspective on educational legislation. Following this a historical retrospective is made of Higher Learning in Brazil, since the beginnings of school education. The third moment brings an analysis of university teaching practice, from the initial formation up to the continuing education of this professional reflecting on the challenges encountered in teaching in the area of inclusion. In the fourth and last moment alternatives are presented for mediation in inclusive practice through dialog with the theoretical approaches: pedagogical, theological and psychopedagogical. To make effective the theoretical support of the research it was necessary to analyze and reflect the studies of some authors, distributed in the following subthemes: Special Education; Higher Learning; Teaching Practice; Mediation. National and international documents were also analyzed besides the National Guidelines for Special Education (2001), data from the IBGE and CENSO (2010). The methodology used to delineate the research is bibliographic of a qualitative nature which permits a good investigative process.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherFaculdades ESTpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFormaçãopor
dc.subjectInclusão no ensino superiorpor
dc.subjectEducador inclusivopor
dc.subjectProfessorpor
dc.subjectPrática docentepor
dc.subjectRELIGIÃO E EDUCAÇÃOpor
dc.subjectFormationeng
dc.subjectInclusion in higher learningeng
dc.subjectInclusive educatoreng
dc.subjectTeachereng
dc.subjectTeaching practiceeng
dc.titleOs desafios da inclusão e a prática docente no nível superior: uma questão de direito fundamentalpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.referee1Streck, Gisela Isolde Waechter
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3906144692619471por
dc.contributor.referee2Lopes, Maura Corcini
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3876751682370290por
dc.description.resumoA presente pesquisa traz uma breve discussão sobre o processo de inclusão no nível superior, buscando identificar de que maneira ocorre a prática docente junto aos alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE), de forma que garanta não só a acessibilidade, mas a sua permanência nas Instituições de Ensino Superior (IES). Tem como objetivo geral refletir sobre os desafios da educação inclusiva no nível superior, e a prática pedagógica dos docentes, identificando as possibilidades de inserção de discentes que necessitam de atendimento educacional especial. Inicialmente é feito um resumo histórico da Educação Especial no Brasil, analisando diversos documentos legais para traçar a visão acerca da legislação educacional. Posteriormente é feita uma retrospectiva histórica do Ensino Superior no Brasil, desde os primórdios da escolarização. O terceiro momento traz uma análise da prática docente universitária, desde a formação inicial até a formação continuada desse profissional refletindo sobre os desafios encontrados na docência na área da inclusão. No quarto e último momento são apresentadas alternativas para a mediação na prática inclusiva através do diálogo com as abordagens teóricas: pedagógica, teológica e psicopedagógica. Para efetivar o suporte teórico da pesquisa foi necessário analisar e refletir os estudos de alguns autores, distribuídos pelos subtemas apresentados: Educação Especial; Ensino Superior; Prática Docente; Mediação. Também foram analisados os documentos nacionais e internacionais além das Diretrizes Nacionais para Educação Especial (2001), dados do IBGE e CENSO (2010). A metodologia usada para delinear a pesquisa é a bibliográfica de natureza qualitativa que permite um bom andamento da investigação.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentTeologiapor
dc.publisher.programPrograma de Teologiapor
dc.publisher.initialsESTpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3730070189149581por
dc.contributor.advisor1Brandenburg, Laude Erandi
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2720814127433525por
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

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