Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/512
Title: O ensino da filosofia: a prática da leitura na educação do 9º ano
metadata.dc.creator: Silva, Maria de Lourdes dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: Schmitt, Flavio
Keywords: Filosofia;Professor;Leitura;Ensino;Aprendizagem;ÉTICA E GESTÃO;Philosophy;Professor;Reading;Teaching;Learning
Issue Date: 5-Jan-2015
Publisher: Faculdades EST
Citation: SILVA, Maria de Lourdes dos Santos. O ensino da filosofia: a prática da leitura na educação do 9º ano. 2015. 65 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2015.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar a importância do ensino da Filosofia e a prática da Leitura na Educação do 9º ano, como suporte na aprendizagem para o desenvolvimento criativo, cognitivo e social dos estudantes e como elemento básico para o crescimento equilibrado e consciente. A partir de uma pesquisa bibliográfica fundamentada, sobretudo, nos estudos de, Kohan (2002), Freire (1996), Cagliari (1998), Santaella (2004), Piaget (2011) e Kleiman (1995) procurou-se verificar a prática da leitura, enfatizando o ato de ler como processo para codificação da Escrita e, ao mesmo tempo e analisar a disciplina de Filosofia como conhecimento para que o aluno possa despertar um pensamento crítico sobre a realidade que o cerca. O trabalho também faz referência à metodologia do professor para associar o conhecimento filosófico com as práticas atuais de Leitura em sala de aula e, assim, pôde-se observar com mais nitidez como se efetiva o processo de ensino e aprendizagem da Leitura e da Filosofia na escola como parte da vida dos alunos nas instituições de ensino.Educar, porém, requer construção e crescimento do indivíduo como ser integral.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/512
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
silva_mls_tmp370.pdf626.07 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.