Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/512
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Maria de Lourdes dos Santos
dc.date.accessioned2016-07-25T15:21:07Z-
dc.date.available2015-05-13
dc.date.available2016-07-25T15:21:07Z-
dc.date.issued2015-01-05
dc.identifier.citationSILVA, Maria de Lourdes dos Santos. O ensino da filosofia: a prática da leitura na educação do 9º ano. 2015. 65 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2015.por
dc.identifier.urihttp://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/512-
dc.description.abstractThe goal of this paper is to analyze the importance of teaching Philosophy and of the practice of Reading in Education in 9th grade, as a support for learning for the creative, cognitive and social development of the students and as a basic element for a balanced and conscious growth. Based on a substantiated bibliographic research, mainly, on the studies of Kohan (2002), Freire (1996), Cagliari (1998), Santaella (2004), Piaget (2011) and Kleiman (1995) we sought to verify the practice of reading, emphasizing the act of reading as a process for codifying Writing, and at the same time, analyze the discipline of Philosophy as knowledge for the student to awaken a critical thinking about the reality that surrounds him/her. The work also makes reference to the methodology of the professor used to associate philosophic knowledge to the current practices of Reading in the classroom. Thus it was possible to observe more clearly how the process of teaching and learning Reading and Philosophy in the school as part of the life of the students in learning institutions takes place. To educate, however, demands the construction and growth of the individual as a whole being.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherFaculdades ESTpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFilosofiapor
dc.subjectProfessorpor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectÉTICA E GESTÃOpor
dc.subjectPhilosophyeng
dc.subjectProfessoreng
dc.subjectReadingeng
dc.subjectTeachingeng
dc.subjectLearningeng
dc.titleO ensino da filosofia: a prática da leitura na educação do 9º anopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.referee1Reblin, Iuri Andréas
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4008773551065957por
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo analisar a importância do ensino da Filosofia e a prática da Leitura na Educação do 9º ano, como suporte na aprendizagem para o desenvolvimento criativo, cognitivo e social dos estudantes e como elemento básico para o crescimento equilibrado e consciente. A partir de uma pesquisa bibliográfica fundamentada, sobretudo, nos estudos de, Kohan (2002), Freire (1996), Cagliari (1998), Santaella (2004), Piaget (2011) e Kleiman (1995) procurou-se verificar a prática da leitura, enfatizando o ato de ler como processo para codificação da Escrita e, ao mesmo tempo e analisar a disciplina de Filosofia como conhecimento para que o aluno possa despertar um pensamento crítico sobre a realidade que o cerca. O trabalho também faz referência à metodologia do professor para associar o conhecimento filosófico com as práticas atuais de Leitura em sala de aula e, assim, pôde-se observar com mais nitidez como se efetiva o processo de ensino e aprendizagem da Leitura e da Filosofia na escola como parte da vida dos alunos nas instituições de ensino.Educar, porém, requer construção e crescimento do indivíduo como ser integral.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentTeologiapor
dc.publisher.programPrograma de Teologiapor
dc.publisher.initialsESTpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2958902337303316por
dc.contributor.advisor1Schmitt, Flavio
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4051638587142121por
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
silva_mls_tmp370.pdf626.07 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.