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Title: Do diálogo inter-religioso à construção da espiritualidade: uma análise de procedimentos pedagógicos em aulas de ensino religioso
metadata.dc.creator: Nascimento, Valmir Pontes do
metadata.dc.contributor.advisor1: Brandenburg, Laude Erandi
Keywords: Diálogo inter-religioso;Pedagogia dialógica;Metodologia de ensino;Alteridade;Interação pedagógica;RELIGIÃO E EDUCAÇÃO;Inter-religious dialog;Dialogic pedagogy;Teaching methodology;Otherness;Pedagogical interaction
Issue Date: 25-Aug-2014
Publisher: Faculdades EST
Citation: NASCIMENTO, Valmir Pontes do. Do diálogo inter-religioso à construção da espiritualidade: uma análise de procedimentos pedagógicos em aulas de ensino religioso. 2014. 144 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2014.
metadata.dc.description.resumo: Objetiva-se, neste trabalho, refletir sobre a alteridade e o diálogo inter-religioso presentes na interação como fundamentos de procedimentos pedagógicos em aulas de Ensino Religioso (ER), em interface com políticas públicas relacionadas a este componente curricular e em interlocução com diferentes autores sobre dialogicidade em educação. A pedagogia dialógica é examinada em conexão com a dinâmica das expressões religiosas, sobretudo brasileiras, e buscando entender como educadores/as podem tirar proveito pedagógico dessas manifestações de espiritualidade no espaço escolar, em Ensino Religioso (ER). Os enfoques conceituais verificados na pesquisa bibliográfica são feitos de modo integrado e em conexão com resultados de uma pesquisa de campo realizada numa escola da rede privada da região metropolitana de Porto Alegre RS. No primeiro capítulo, mostram-se os resultados da pesquisa empírica, que verifica uma metodologia de ensino baseada na alteridade e na interação e suas implicações na construção da espiritualidade do/a discente. No segundo capítulo, reflete-se sobre religião e pós-modernidade, buscando entender o que significa ser religioso neste contexto social. Verifica-se como acontecem as expressões religiosas brasileiras e como o capital simbólico religioso tem sido oferecido no contexto pós-moderno. Observa-se o cenário religioso plural, identifica-se a diversidade e a mobilidade religiosas e examina-se o diálogo inter-religioso em suas perspectivas e possibilidades, sobretudo no Brasil. No terceiro capítulo, discorre-se sobre o Ensino Religioso frente ao contexto multifacetado e complexo atual, observando a realidade escolar plural. Buscam-se conceitos de interação, alteridade e espiritualidade, apresentando-se perspectivas de uma pedagogia dialógica. O ER é verificado em seu processo histórico, no Brasil, e analisado em termos epistêmico-pedagógicos, sendo a pedagogia dialógica examinada em suas possibilidades de aplicação neste componente curricular, em sua atual configuração.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/484
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