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dc.creatorNascimento, Valmir Pontes do
dc.date.accessioned2016-07-25T15:29:49Z-
dc.date.available2014-12-03
dc.date.available2016-07-25T15:29:49Z-
dc.date.issued2014-08-25
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Valmir Pontes do. Do diálogo inter-religioso à construção da espiritualidade: uma análise de procedimentos pedagógicos em aulas de ensino religioso. 2014. 144 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2014.por
dc.identifier.urihttp://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/484-
dc.description.abstractThe goal of this paper is to reflect about the otherness and inter-religious dialog which are present in interactions as foundations for pedagogical procedures in Religious Education classes (ER), in interfaces with public policies related to this curricular component and in interlocutions with different authors about dialogism in education. Dialogic pedagogy is examined in connection with the dynamic of religious expressions, specifically the Brazilian ones, and seeking to understand how educators can gain pedagogical benefits from these manifestations of spirituality in the school space, in Religious Education (ER). The conceptual foci verified in the bibliographic research are made in an integrated way and in connection with the results of a field research carried out in a school of the private network of the metropolitan region of Porto Alegre RS. In the first chapter the results of the empirical research are presented, which verify a methodology of teaching based on otherness and on interaction and its implications on the construction of the spirituality of the student. In the second chapter the reflection is on religion and post-modernity, seeking to understand what being religious means in this social context. The plural religious scenario is observed, religious diversity and mobility are identified and the inter-religious dialog in its perspectives and possibilities, specifically in Brazil, is examined. In the third chapter, the discourse is about Religious Education in the face of this multifaceted and complex current context, observing the plural school reality. Concepts of interaction, otherness and spirituality are sought, presenting perspectives of a dialogic pedagogy. ER is studied in its historic process, in Brazil, and analyzed in pedagogical-epistemological terms, thus examining dialogic pedagogy in its possibilities of application in this curricular component, in its current configuration.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherFaculdades ESTpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDiálogo inter-religiosopor
dc.subjectPedagogia dialógicapor
dc.subjectMetodologia de ensinopor
dc.subjectAlteridadepor
dc.subjectInteração pedagógicapor
dc.subjectRELIGIÃO E EDUCAÇÃOpor
dc.subjectInter-religious dialogeng
dc.subjectDialogic pedagogyeng
dc.subjectTeaching methodologyeng
dc.subjectOthernesseng
dc.subjectPedagogical interactioneng
dc.titleDo diálogo inter-religioso à construção da espiritualidade: uma análise de procedimentos pedagógicos em aulas de ensino religiosopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.referee1Klein, Remi
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6363213953832880por
dc.contributor.referee2Follmann, José Ivo
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2801367846512759por
dc.description.resumoObjetiva-se, neste trabalho, refletir sobre a alteridade e o diálogo inter-religioso presentes na interação como fundamentos de procedimentos pedagógicos em aulas de Ensino Religioso (ER), em interface com políticas públicas relacionadas a este componente curricular e em interlocução com diferentes autores sobre dialogicidade em educação. A pedagogia dialógica é examinada em conexão com a dinâmica das expressões religiosas, sobretudo brasileiras, e buscando entender como educadores/as podem tirar proveito pedagógico dessas manifestações de espiritualidade no espaço escolar, em Ensino Religioso (ER). Os enfoques conceituais verificados na pesquisa bibliográfica são feitos de modo integrado e em conexão com resultados de uma pesquisa de campo realizada numa escola da rede privada da região metropolitana de Porto Alegre RS. No primeiro capítulo, mostram-se os resultados da pesquisa empírica, que verifica uma metodologia de ensino baseada na alteridade e na interação e suas implicações na construção da espiritualidade do/a discente. No segundo capítulo, reflete-se sobre religião e pós-modernidade, buscando entender o que significa ser religioso neste contexto social. Verifica-se como acontecem as expressões religiosas brasileiras e como o capital simbólico religioso tem sido oferecido no contexto pós-moderno. Observa-se o cenário religioso plural, identifica-se a diversidade e a mobilidade religiosas e examina-se o diálogo inter-religioso em suas perspectivas e possibilidades, sobretudo no Brasil. No terceiro capítulo, discorre-se sobre o Ensino Religioso frente ao contexto multifacetado e complexo atual, observando a realidade escolar plural. Buscam-se conceitos de interação, alteridade e espiritualidade, apresentando-se perspectivas de uma pedagogia dialógica. O ER é verificado em seu processo histórico, no Brasil, e analisado em termos epistêmico-pedagógicos, sendo a pedagogia dialógica examinada em suas possibilidades de aplicação neste componente curricular, em sua atual configuração.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentTeologiapor
dc.publisher.programPrograma de Teologiapor
dc.publisher.initialsESTpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8669536180794857por
dc.contributor.advisor1Brandenburg, Laude Erandi
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2720814127433525por
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

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