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http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/426
Title: | A formação do sujeito pela educação ética, na perspectiva da solidariedade e da cooperação, como alternativa ao capitalismo globalizado: uma proposta humanizante e integradora |
metadata.dc.creator: | Aguiar, José Heber de Souza |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Wachholz, Wilhelm |
Keywords: | Capitalismo;Globalização;Educação ética e solidária;Sujeitos;Cooperação;ÉTICA E GESTÃO;Capitalism;Globalization;Ethical and Solidarity Education;Subjects;Cooperation |
Issue Date: | 8-Nov-2013 |
Publisher: | Faculdades EST |
Citation: | AGUIAR, José Heber de Souza. A formação do sujeito pela educação ética, na perspectiva da solidariedade e da cooperação, como alternativa ao capitalismo globalizado: uma proposta humanizante e integradora. 2013. 101 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2013. |
metadata.dc.description.resumo: | O presente estudo é uma pesquisa bibliográfica que buscou compreender a dinâmica do capitalismo de seu nascimento na Europa, aos dias atuais, em todo o mundo. Percebeu-se que desde sua origem, esse sistema já é destruidor de uma cultura coletiva e que ele tinha a seu favor, o fato de ter nascido numa potência mercantilista europeia, fato que facilitou sua expansão pelo mundo. Sua expansão foi especialmente favorável na América, terra rica da qual sugou as riquezas minerais e explorou sua população. A religião protestante teve sua parcela de contribuição ao formar o desejo de progresso financeiro, justificando ser essa uma graça de Deus. O capitalismo consegue penetrar nos países e impingir seus interesses e influi especialmente na educação para dominar as populações. A globalização é um desafio para a identidade, e o sujeito capacitado para enfrentar a realidade diversa é o débil , ao mesmo tempo em que não está interessado em dominar o outro, mas incluí-lo e aproximá-lo de si, à medida que se aproxima desse outro. Pela formação do sujeito, propõe-se o resgate do ser humano pela educação ético-solidária, a partir da Ética do Discurso, capaz de criar consensos pelo diálogo e de manter os sujeitos rebeldes , em constante busca de melhorias sociais. Contra a racionalidade competitiva do mercado capitalista, apresenta-se um modelo alternativo com base na cooperação solidária e defende-se a possibilidade de se ter uma sociedade com seus direitos garantidos, à medida que, pela educação ético-solidária, se forme sujeitos débeis com senso de solidariedade social, pautados no diálogo e no respeito aos outros seres humanos e a terra. |
URI: | http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/426 |
Appears in Collections: | Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST |
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