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dc.creatorAguiar, José Heber de Souza
dc.date.accessioned2016-07-25T15:52:44Z-
dc.date.available2014-03-13
dc.date.available2016-07-25T15:52:44Z-
dc.date.issued2013-11-08
dc.identifier.citationAGUIAR, José Heber de Souza. A formação do sujeito pela educação ética, na perspectiva da solidariedade e da cooperação, como alternativa ao capitalismo globalizado: uma proposta humanizante e integradora. 2013. 101 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2013.por
dc.identifier.urihttp://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/426-
dc.description.abstractThis study is a bibliographic research that sought to understand the dynamics of Capitalism, from its birth in Europe to the present day worldwide. It has been realized that since its origin, this system is already destroying a collective culture and it has in its favor the fact of being born in a European mercantilist power, fact that has facilitated its expansion worldwide. Its expansion was particularly favorable in America, land of rich mineral wealth which sucked and exploited its population. The Protestant religion had its share of contributing to form the individual's desire for financial progress, justifying this as a grace from God. Capitalism can penetrate countries and foist in them their interest and influence especially in education to dominate the population. Globalization is a challenge for the identity and the subject being able to face the diverse reality is the "weak , and at the same time he is not interested in dominating the other, but include it and bring it to him, as he approaches the other. Through the formation of the subject, it is proposed to rescue the human person through ethical solidarity education, as from the Ethics Discourse, able to build consensus through dialogue and keep the rebels in constant search for social improvements. Against the competitive rationality of the capitalist market, an alternative model based on partnership is presented, and the possibility of having a society with its rights guaranteed is defended, as for ethical solidarity education, "weak" subjects are formed with a social solidarity sense, based on dialogue and respect for other human beings and the planet Earth.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherFaculdades ESTpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCapitalismopor
dc.subjectGlobalizaçãopor
dc.subjectEducação ética e solidáriapor
dc.subjectSujeitospor
dc.subjectCooperaçãopor
dc.subjectÉTICA E GESTÃOpor
dc.subjectCapitalismeng
dc.subjectGlobalizationeng
dc.subjectEthical and Solidarity Educationeng
dc.subjectSubjectseng
dc.subjectCooperationeng
dc.titleA formação do sujeito pela educação ética, na perspectiva da solidariedade e da cooperação, como alternativa ao capitalismo globalizado: uma proposta humanizante e integradorapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.referee1Sinner, Rudolf Von
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5391368668845628por
dc.description.resumoO presente estudo é uma pesquisa bibliográfica que buscou compreender a dinâmica do capitalismo de seu nascimento na Europa, aos dias atuais, em todo o mundo. Percebeu-se que desde sua origem, esse sistema já é destruidor de uma cultura coletiva e que ele tinha a seu favor, o fato de ter nascido numa potência mercantilista europeia, fato que facilitou sua expansão pelo mundo. Sua expansão foi especialmente favorável na América, terra rica da qual sugou as riquezas minerais e explorou sua população. A religião protestante teve sua parcela de contribuição ao formar o desejo de progresso financeiro, justificando ser essa uma graça de Deus. O capitalismo consegue penetrar nos países e impingir seus interesses e influi especialmente na educação para dominar as populações. A globalização é um desafio para a identidade, e o sujeito capacitado para enfrentar a realidade diversa é o débil , ao mesmo tempo em que não está interessado em dominar o outro, mas incluí-lo e aproximá-lo de si, à medida que se aproxima desse outro. Pela formação do sujeito, propõe-se o resgate do ser humano pela educação ético-solidária, a partir da Ética do Discurso, capaz de criar consensos pelo diálogo e de manter os sujeitos rebeldes , em constante busca de melhorias sociais. Contra a racionalidade competitiva do mercado capitalista, apresenta-se um modelo alternativo com base na cooperação solidária e defende-se a possibilidade de se ter uma sociedade com seus direitos garantidos, à medida que, pela educação ético-solidária, se forme sujeitos débeis com senso de solidariedade social, pautados no diálogo e no respeito aos outros seres humanos e a terra.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentTeologiapor
dc.publisher.programPrograma de Teologiapor
dc.publisher.initialsESTpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3151220359090239por
dc.contributor.advisor1Wachholz, Wilhelm
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3084707254950329por
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

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