Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/377
Title: Ensino religioso e os aspectos formativos da pessoa
metadata.dc.creator: Maranguape, Francisco Muniz
metadata.dc.contributor.advisor1: Brandenburg, Laude Erandi
Keywords: Ensino Religioso;Educação integral;Educação Libertadora;EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE;Religions Teaching;Integral Education;Education Liberator
Issue Date: 17-Apr-2013
Publisher: Faculdades EST
Citation: MARANGUAPE, Francisco Muniz. Ensino religioso e os aspectos formativos da pessoa. 2013. 75 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2013.
metadata.dc.description.resumo: A investigação de natureza teórica e cunho eminentemente bibliográfico articulam ideias e conceitos atinentes ao Ensino Religioso, tendo em vista a formação integral da pessoa. Partindo de uma base conceitual, discorre sobre a caracterização do Ensino Religioso enquanto área epistemológica e parte integrante da formação de crianças e jovens conforme a legislação pertinente, amparada pela Constituição Federal e pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Em seguida, ocupa-se na configuração do que seja a formação integral, ao tempo em que valoriza a educação para a cidadania e valores morais, a educação para a transcendência e articula ideias sobre a educação libertadora de Paulo Freire. No último capítulo, privilegia o sentido do Ensino Religioso numa abordagem que contempla a Educação integral, a partir de uma crítica do modelo de educação bancária e catequética do Ensino Religioso, com vistas à abertura para um novo modelo que venha a atender à necessidade de preparar crianças e jovens para a boa convivência diante de um mundo diverso e plural no que tange à multiplicidade de gênero e crenças religiosas.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/377
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
maranguape_fm_tmp273.pdf447.06 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.