Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/377
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMaranguape, Francisco Muniz
dc.date.accessioned2016-07-25T15:36:28Z-
dc.date.available2013-08-27
dc.date.available2016-07-25T15:36:28Z-
dc.date.issued2013-04-17
dc.identifier.citationMARANGUAPE, Francisco Muniz. Ensino religioso e os aspectos formativos da pessoa. 2013. 75 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2013.por
dc.identifier.urihttp://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/377-
dc.description.abstractThe investigation of theorical nature and eminentement bibliographical stamp articulates ideas and concepts pertinent to Religions Teaching to the Whole formation of the people. Begining winth a conceptual base, talko about the caracterization of Religions Teaching ahile epistemological area and the whole part of the child and young people s in relation to the legistation nowadays, supponted by the Federal Constituion and the Diretrizes and Bases Lan. After thio accupies with the configuration of what the integral formation is, anda the same values the education to the citizenship and moral values, the education to the transcendence and articulates ideas about the liberator Education of Paulo Freire. In the last chaptes it, privileges the sense of the Religions Teaching in a approach that gives a good value the Integral Education, from a criticismo of the moral of banker education ande catechitic of the Religions Teaching winth a large opening to a new mode where it gives support to the necessities to prepare the children and teenagers to a good sociability in a plural world with a multiple gendes and religions creeds.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherFaculdades ESTpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino Religiosopor
dc.subjectEducação integralpor
dc.subjectEducação Libertadorapor
dc.subjectEDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDEpor
dc.subjectReligions Teachingeng
dc.subjectIntegral Educationeng
dc.subjectEducation Liberatoreng
dc.titleEnsino religioso e os aspectos formativos da pessoapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.referee1Streck, Gisela Isolde Waechter
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3906144692619471por
dc.description.resumoA investigação de natureza teórica e cunho eminentemente bibliográfico articulam ideias e conceitos atinentes ao Ensino Religioso, tendo em vista a formação integral da pessoa. Partindo de uma base conceitual, discorre sobre a caracterização do Ensino Religioso enquanto área epistemológica e parte integrante da formação de crianças e jovens conforme a legislação pertinente, amparada pela Constituição Federal e pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Em seguida, ocupa-se na configuração do que seja a formação integral, ao tempo em que valoriza a educação para a cidadania e valores morais, a educação para a transcendência e articula ideias sobre a educação libertadora de Paulo Freire. No último capítulo, privilegia o sentido do Ensino Religioso numa abordagem que contempla a Educação integral, a partir de uma crítica do modelo de educação bancária e catequética do Ensino Religioso, com vistas à abertura para um novo modelo que venha a atender à necessidade de preparar crianças e jovens para a boa convivência diante de um mundo diverso e plural no que tange à multiplicidade de gênero e crenças religiosas.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentTeologiapor
dc.publisher.programPrograma de Teologiapor
dc.publisher.initialsESTpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApor
dc.contributor.advisor1Brandenburg, Laude Erandi
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2720814127433525por
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
maranguape_fm_tmp273.pdf447.06 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.