Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/349
Title: Ética e responsabilidade social nas empresas varejistas do setor de supermercados
metadata.dc.creator: Andrade, Janara Vaz
metadata.dc.contributor.advisor1: Zanella, José Caetano
Keywords: Ética;Responsabilidade Social Empresarial;Estratégia de Gestão;Sustentabilidade;ÉTICA E GESTÃO;Ethics;Corporate Social Responsibility;Management Strategy;Sustainability
Issue Date: 21-Jan-2013
Publisher: Faculdades EST
Citation: ANDRADE, Janara Vaz. Ética e responsabilidade social nas empresas varejistas do setor de supermercados. 2013. 92 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2013.
metadata.dc.description.resumo: A Responsabilidade Social Empresarial RSE vem assumindo papel relevante para as empresas sendo adotada por muitas, como estratégia de gestão. Este estudo é fruto da análise a respeito dos impactos da adoção da gestão pautada na ética e responsabilidade social no setor varejo supermercadista. Para tanto, buscou-se avaliar por meio de pesquisa bibliográfica e documental a visão de autores em relação aos conceitos da ética e RSE, bem como os reflexos da adesão da RSE como estratégia de gestão nas empresas do setor varejo supermercadista. Este trabalho está estruturado em quatro capítulos. No primeiro capítulo apresenta-se e discute-se na visão de diversos autores conceitos da ética no novo contexto econômico e discorre sobre a RSE como estratégia de gestão. O capítulo dois aborda a RSE no âmbito das empresas do setor de varejo supermercadista, focando a vocação desse setor para a RSE, bem como apresenta e caracteriza os indicadores Ethos de Responsabilidade Social, apontando os possíveis benefícios que as empresas poderão alcançar ao adotarem os mesmos como estratégia de gestão. O capítulo três apresenta como parâmetro uma empresa do ramo supermercadista do setor de varejo. Após sua caracterização relata-se como se deu a inserção da gestão desta empresa na RSE e os seus projetos socioambientais implantados a partir dos indicadores Ethos. A discussão e reflexão sobre a importância da ética e RSE como estratégia de gestão nas empresas do setor varejo supermercadista contempla o capítulo quatro. Os resultados obtidos através do objeto de pesquisa mostram que investimentos em ações socialmente responsáveis podem gerar valor para as empresas, pois tornam estas mais competitivas.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/349
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
andrade_jv_tmp251.pdf2.15 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.