Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/346
Title: | Contribuições do ensino religioso na educação de jovens e adultos com prespectivas cidadãs para a soociedade |
metadata.dc.creator: | Leitão, Antonilda de Oliveira |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Paixão, Márcia Eliane Leindcker da |
Keywords: | Ensino Religioso;Educação Cidadã e Sociedade Contemporânea;EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE;Religious Education;Citizen Education and Contemporary Society |
Issue Date: | 10-Jan-2013 |
Publisher: | Faculdades EST |
Citation: | LEITÃO, Antonilda de Oliveira. Contribuições do ensino religioso na educação de jovens e adultos com prespectivas cidadãs para a soociedade. 2013. 84 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2013. |
metadata.dc.description.resumo: | A presente pesquisa tem como objeto de investigação o Ensino Religioso na Educação de Jovens e adultos da Unidade Escolar Ozias Correia, Parnaíba-PI. Seu objetivo geral era investigar as contribuições do Ensino Religioso na Educação de Jovens e Adultos com perspectivas cidadãs para as pessoas que participam dessa modalidade de ensino. Foram apresentados os conceitos de Educação Bancária, Cidadã, Sustentável, Popular, Problematizadora, Libertadora, Dialógica, Política, Educação de Jovens e Adultos, e Ensino Religioso. O apoio teórico baseou-se em: Paulo Freire, Edgar Morin, Carlos Brandão, Leonardo Boff, Antonio Moser, Pedrinho Guareschi, Arlindo Correa e Ângela Holanda e outros. A primeira parte da dissertação constitui-se da contextualização histórica da educação e do Ensino Religioso com delimitação feita a partir da proposta do MOBRAL. A segunda parte enfoca os conceitos de Ensino Religioso em sintonia com EJA, encetando o significado e fundamentos de educação a partir do pensamento de alguns teóricos e teólogos. A terceira, junta todas as partes a partir das análises dos dados colhidos junto aos e às estudantes da Unidade Escolar pesquisada. Os dados fornecem elementos que afirmam a importância do ER junto à modalidade de EJA, e a necessidade de formação específica na área para quem vai ministrar esse componente curricular. Dessa forma, a pesquisa apresenta um contraponto para a reflexão do ER e EJA a partir de uma abordagem que dialoga e interage com o contexto escolar apontando para uma formação cidadã na caminhada educativa de jovens adultos. |
URI: | http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/346 |
Appears in Collections: | Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
leitao_ao_tmp252.pdf | 1.76 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.