Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/346
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorLeitão, Antonilda de Oliveira
dc.date.accessioned2016-06-17T20:31:19Z-
dc.date.available2013-03-11
dc.date.available2016-06-17T20:31:19Z-
dc.date.issued2013-01-10
dc.identifier.citationLEITÃO, Antonilda de Oliveira. Contribuições do ensino religioso na educação de jovens e adultos com prespectivas cidadãs para a soociedade. 2013. 84 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2013.por
dc.identifier.urihttp://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/346-
dc.description.abstractThis research s subject of investigation is the Religious Education in the education of the Youth and Adults at the Ozias Correia School Unit, Parnaíba-PI. Its general goal is to investigate the contributions of Religious Education in the Education of Youth and Adults with citizen perspectives for the people who participate in this modality of education. The concepts of Sedentary, Citizen, Sustainable, Popular, Problematizing, Liberating, Dialogic Education, Education of Youth and Adults and Religious Education were presented. The theoretical resources providing a foundation for the research were: Paulo Freire, Edgar Morin, Carlos Brandão, Leonardo Boff, Antonio Moser, Pedrinho Guareschi, Arlindo Correa and Angela Holanda and others. The first part of the thesis consists of the historical contextualization of education and Religious Education with the delimitation being set by the MOBRAL proposal. The second part focuses on the concepts of Religious Education in harmony with EJA (Education of Youth and Adults), engaging the significance and foundations of education with citizen perspectives based on the thought of some theoreticians and theologians. The third joins all the parts based on the analysis of the data collected among the students of the School Unit researched. The data furnish elements which affirm the importance of Religious Education in the modality of EJA, and the need for specific training in the area for those who teach this curricular component. In this way, the research presents a counterpoint for the reflection on Religious Education and Education of Youth and Adults based on an approach which dialogs and interacts with the school context aiming at a citizen formation in the educational journey of young adults.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherFaculdades ESTpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino Religiosopor
dc.subjectEducação Cidadã e Sociedade Contemporâneapor
dc.subjectEDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDEpor
dc.subjectReligious Educationeng
dc.subjectCitizen Education and Contemporary Societyeng
dc.titleContribuições do ensino religioso na educação de jovens e adultos com prespectivas cidadãs para a soociedadepor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.referee1Nogueira, Sandra Vidal
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1164669318007879por
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como objeto de investigação o Ensino Religioso na Educação de Jovens e adultos da Unidade Escolar Ozias Correia, Parnaíba-PI. Seu objetivo geral era investigar as contribuições do Ensino Religioso na Educação de Jovens e Adultos com perspectivas cidadãs para as pessoas que participam dessa modalidade de ensino. Foram apresentados os conceitos de Educação Bancária, Cidadã, Sustentável, Popular, Problematizadora, Libertadora, Dialógica, Política, Educação de Jovens e Adultos, e Ensino Religioso. O apoio teórico baseou-se em: Paulo Freire, Edgar Morin, Carlos Brandão, Leonardo Boff, Antonio Moser, Pedrinho Guareschi, Arlindo Correa e Ângela Holanda e outros. A primeira parte da dissertação constitui-se da contextualização histórica da educação e do Ensino Religioso com delimitação feita a partir da proposta do MOBRAL. A segunda parte enfoca os conceitos de Ensino Religioso em sintonia com EJA, encetando o significado e fundamentos de educação a partir do pensamento de alguns teóricos e teólogos. A terceira, junta todas as partes a partir das análises dos dados colhidos junto aos e às estudantes da Unidade Escolar pesquisada. Os dados fornecem elementos que afirmam a importância do ER junto à modalidade de EJA, e a necessidade de formação específica na área para quem vai ministrar esse componente curricular. Dessa forma, a pesquisa apresenta um contraponto para a reflexão do ER e EJA a partir de uma abordagem que dialoga e interage com o contexto escolar apontando para uma formação cidadã na caminhada educativa de jovens adultos.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentTeologiapor
dc.publisher.programPrograma de Teologiapor
dc.publisher.initialsESTpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7576507260529977por
dc.contributor.advisor1Paixão, Márcia Eliane Leindcker da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6024105249647787por
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
leitao_ao_tmp252.pdf1.76 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.