Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/30
Title: A construção do gosto pela leitura : uma contribuição pedagógica para a formação de leitores
metadata.dc.creator: Almeida, Maria das Graças Queiroz
metadata.dc.contributor.advisor1: Klein, Remi
Keywords: Leitura;Importância;Ensino;Gosto;Leitor;EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA;Reading;Importance;Education;Taste;Reader
Issue Date: 5-Dec-2008
Publisher: Faculdades EST
Citation: ALMEIDA, Maria das Graças Queiroz. A construção do gosto pela leitura : uma contribuição pedagógica para a formação de leitores. 2008. 61 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2008.
metadata.dc.description.resumo: As reflexões aqui mencionadas direcionam-se a uma análise sobre a importância do ensino da leitura prática entendida como uma construção do ato de linguagem do escritor, de seu sentido e de seu porquê, na qual leitor e escritor, supostamente, se encontram em um ato de cooperação; como também a capacidade de ler, compreender, refletir, interagir e agir sobre a realidade. A leitura fator essencial para a compreensão da realidade serve para reforçar valores éticos e morais, como também para desenvolver a criatividade em uma abordagem diferenciada e desafiadora. A leitura faz parte da vida. Com isso, sua prática deve ser envolvente e cativante a ponto de gerar necessidade e satisfação pessoal. Devemos proporcionar aos alunos um convívio com a leitura, oportunizar que ela cumpra seu papel: alargar, por meio da leitura dos signos, a leitura do mundo e privilegiar a leitura para a aquisição de conhecimento, entender como um processo histórico-social que promove e capacita o indivíduo, acreditar que o ensino de uma leitura crítica é um componente do processo de desenvolvimento e de conscientização, que permitirá ao indivíduo uma reflexão mais cuidadosa em relação aos atos sociais nos quais está inserido. O gosto pela leitura será despertado se a criança exercitar a leitura diariamente, de forma agradável, compreensiva e confortável; o gosto pela leitura não é despertado por motivos externos, ele é interno, já vem com a pessoa ou então o gosto pela leitura será despertado se a criança tiver exemplos em casa e acesso à leitura variada.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/30
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
almeida_mgq_tmp63.pdf305.62 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.