Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/30
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAlmeida, Maria das Graças Queiroz
dc.date.accessioned2016-06-17T20:28:19Z-
dc.date.available2009-04-03
dc.date.available2016-06-17T20:28:19Z-
dc.date.issued2008-12-05
dc.identifier.citationALMEIDA, Maria das Graças Queiroz. A construção do gosto pela leitura : uma contribuição pedagógica para a formação de leitores. 2008. 61 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2008.por
dc.identifier.urihttp://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/30-
dc.description.abstractThe reflections mentioned here direct it to an analysis about the importance of the reading education - understood practical as a construction of the language act of the writer, of its direction and of its reason, in which reader and writer, supposedly, meet in a cooperating act as well the capacity of reading, of understanding, of reflecting, of interacting and of acting over the reality. The reading - essential factor for the understanding of the reality - serves to strengthen Ethical and Moral values, as well to develop the creativity in a differentiated and challenging boarding. Reading is part of life. With this, its practical must be involving and captivating to the point of generating necessity and personal satisfaction. We must provide to the students a conviviality with the reading, allowing that it fulfills its role: to widen by means of the reading of signs, the reading of the World and to privilege the reading for the acquisition of knowledge, understand how a historical-social process that promotes and enables the individual to believe that the teaching of a critical reading is a component of the awareness and development process, that will allow to the individual a more careful reflection in relation to the social acts in which is inserted. The taste for the reading will be awaked if the child exercises the daily reading, in a pleasant, comprehensive and comfortable form; the taste for the reading isn t awaked for external reasons, it is internal; it already comes with the person or then the taste for the reading will be awaked if the child will have examples at home and will have access to the varied reading.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherFaculdades ESTpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectImportânciapor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectGostopor
dc.subjectLeitorpor
dc.subjectEDUCAÇÃO COMUNITÁRIApor
dc.subjectReadingeng
dc.subjectImportanceeng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectTasteeng
dc.subjectReadereng
dc.titleA construção do gosto pela leitura : uma contribuição pedagógica para a formação de leitorespor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor-co1Streck, Gisela Isolde Waechter
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3906144692619471por
dc.description.resumoAs reflexões aqui mencionadas direcionam-se a uma análise sobre a importância do ensino da leitura prática entendida como uma construção do ato de linguagem do escritor, de seu sentido e de seu porquê, na qual leitor e escritor, supostamente, se encontram em um ato de cooperação; como também a capacidade de ler, compreender, refletir, interagir e agir sobre a realidade. A leitura fator essencial para a compreensão da realidade serve para reforçar valores éticos e morais, como também para desenvolver a criatividade em uma abordagem diferenciada e desafiadora. A leitura faz parte da vida. Com isso, sua prática deve ser envolvente e cativante a ponto de gerar necessidade e satisfação pessoal. Devemos proporcionar aos alunos um convívio com a leitura, oportunizar que ela cumpra seu papel: alargar, por meio da leitura dos signos, a leitura do mundo e privilegiar a leitura para a aquisição de conhecimento, entender como um processo histórico-social que promove e capacita o indivíduo, acreditar que o ensino de uma leitura crítica é um componente do processo de desenvolvimento e de conscientização, que permitirá ao indivíduo uma reflexão mais cuidadosa em relação aos atos sociais nos quais está inserido. O gosto pela leitura será despertado se a criança exercitar a leitura diariamente, de forma agradável, compreensiva e confortável; o gosto pela leitura não é despertado por motivos externos, ele é interno, já vem com a pessoa ou então o gosto pela leitura será despertado se a criança tiver exemplos em casa e acesso à leitura variada.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentTeologiapor
dc.publisher.programPrograma de Teologiapor
dc.publisher.initialsESTpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7668565265118107por
dc.contributor.advisor1Klein, Remi
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6363213953832880por
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
almeida_mgq_tmp63.pdf305.62 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.