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Title: Brasil, um país de fé: por que o maior país católico do mundo, também é o maior país pentecostal do mundo?
metadata.dc.creator: Alves, Eduardo Leandro
metadata.dc.contributor.advisor1: Bobsin, Oneide
Keywords: Religiosidade Popular;Teologia Pentecostal;Assembleia de Deus;Afinidade Cultural;ÉTICA E GESTÃO;Popular Religiosity;Pentecostal Theology;Assemblies of God;Cultural affinity
Issue Date: 30-May-2012
Publisher: Faculdades EST
Citation: ALVES, Eduardo Leandro. Brasil, um país de fé: por que o maior país católico do mundo, também é o maior país pentecostal do mundo?. 2012. 104 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2012.
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa busca mostrar que no Brasil houve várias influências religiosas que geraram, a partir da mistura entre os povos e suas religiões, um povo místico bastante voltado para o sobrenatural. Assim, com a chegada dos Missionários Pentecostais em 1910, a Teologia Pentecostal encontrou um terreno fértil, pois a mensagem anunciada apresentava Deus intervindo de forma visível na vida do povo, curando as suas doenças, salvando a sua alma e gerando a esperança de salvação eterna. Sendo assim, investiga-se em que medida a cultura religiosa brasileira, fruto das várias etnias que formaram o que hoje chamamos de povo brasileiro, favorece a Teologia Pentecostal Clássica e o seu desenvolvimento nas várias camadas da sociedade brasileira. Para isso o texto apresenta de forma introdutória a história religiosa dos colonizadores; mostra as expressões religiosas que havia no Brasil antes da chegada dos colonizadores, assim como a religiosidade que os negros africanos trouxeram ao Brasil; relata a chegada dos primeiros missionários protestantes; analisa a chegada dos missionários pentecostais no Brasil com a Teologia Pentecostal Clássica, assim como as possíveis causas do seu crescimento no Brasil. Passando, então, a questões contemporâneas relativas ao centenário da maior denominação Pentecostal do Brasil, a Assembleia de Deus. Nesta análise supõe-se que a teoria de Max Weber da afinidade eletiva , pode ser somada com a proposta de Clifford Geertz, onde supõe-se que o desenvolvimento do Pentecostalismo Clássico no Brasil foi favorecido por questões sociais bem particulares da formação do povo brasileiro, que por afinidade, entre todas as possibilidades da teologia evangélica já presente, optou pelo Pentecostalismo, por afinidade cultural.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/303
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