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dc.creatorAlves, Eduardo Leandro
dc.date.accessioned2016-06-17T20:30:55Z-
dc.date.available2012-07-15
dc.date.available2016-06-17T20:30:55Z-
dc.date.issued2012-05-30
dc.identifier.citationALVES, Eduardo Leandro. Brasil, um país de fé: por que o maior país católico do mundo, também é o maior país pentecostal do mundo?. 2012. 104 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2012.por
dc.identifier.urihttp://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/303-
dc.description.abstractThis research aims to show that in Brazil, there were several religious influences that generated from the mixture of peoples and their religions, a very people-oriented mystical supernatural. Thus, with the arrival of Pentecostal missionaries in 1910, Pentecostal theology found fertile ground, because its message had God intervening in a visible way in the life of the people, healing their diseases, saving their soul and generating hope of eternal salvation. Therefore, we investigate to what extent the religious culture of Brazil, the fruit of the various ethnicities that formed what we now call the Brazilian people, favors the Classical Pentecostal Theology and its development in the various strata of its society. For this, the text presents in an introductory way the religious history of the settlers, shows the religious expressions practiced in Brazil before the arrival of the settlers, as well as the religiosity that black Africans brought to Brazil, reports the arrival of the first Protestant missionaries, analyzes the Pentecostal missionaries arrived in Brazil with a Classical Pentecostal Theology, as well as the possible causes of its growth in Brazil. Turning, then, to contemporary issues related to the centennial of Brazil's largest Pentecostal denomination, the Assemblies of God. In this analysis it is assumed that the theory of Max Weber's "elective affinity" can be added to the proposal of Clifford Geertz, where it is assumed that the development of Classical Pentecostalism in Brazil was favored in the forming of its people by very particular social issues that, because of affinity, among all the possibilities of the already present evangelical theology, opted by cultural affinity for Pentecostalism.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherFaculdades ESTpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectReligiosidade Popularpor
dc.subjectTeologia Pentecostalpor
dc.subjectAssembleia de Deuspor
dc.subjectAfinidade Culturalpor
dc.subjectÉTICA E GESTÃOpor
dc.subjectPopular Religiosityeng
dc.subjectPentecostal Theologyeng
dc.subjectAssemblies of Godeng
dc.subjectCultural affinityeng
dc.titleBrasil, um país de fé: por que o maior país católico do mundo, também é o maior país pentecostal do mundo?por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.referee1Adam, Júlio Cézar
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1768006061329443por
dc.description.resumoEsta pesquisa busca mostrar que no Brasil houve várias influências religiosas que geraram, a partir da mistura entre os povos e suas religiões, um povo místico bastante voltado para o sobrenatural. Assim, com a chegada dos Missionários Pentecostais em 1910, a Teologia Pentecostal encontrou um terreno fértil, pois a mensagem anunciada apresentava Deus intervindo de forma visível na vida do povo, curando as suas doenças, salvando a sua alma e gerando a esperança de salvação eterna. Sendo assim, investiga-se em que medida a cultura religiosa brasileira, fruto das várias etnias que formaram o que hoje chamamos de povo brasileiro, favorece a Teologia Pentecostal Clássica e o seu desenvolvimento nas várias camadas da sociedade brasileira. Para isso o texto apresenta de forma introdutória a história religiosa dos colonizadores; mostra as expressões religiosas que havia no Brasil antes da chegada dos colonizadores, assim como a religiosidade que os negros africanos trouxeram ao Brasil; relata a chegada dos primeiros missionários protestantes; analisa a chegada dos missionários pentecostais no Brasil com a Teologia Pentecostal Clássica, assim como as possíveis causas do seu crescimento no Brasil. Passando, então, a questões contemporâneas relativas ao centenário da maior denominação Pentecostal do Brasil, a Assembleia de Deus. Nesta análise supõe-se que a teoria de Max Weber da afinidade eletiva , pode ser somada com a proposta de Clifford Geertz, onde supõe-se que o desenvolvimento do Pentecostalismo Clássico no Brasil foi favorecido por questões sociais bem particulares da formação do povo brasileiro, que por afinidade, entre todas as possibilidades da teologia evangélica já presente, optou pelo Pentecostalismo, por afinidade cultural.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentTeologiapor
dc.publisher.programPrograma de Teologiapor
dc.publisher.initialsESTpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0671148743064360por
dc.contributor.advisor1Bobsin, Oneide
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9895594646147746por
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

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