Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/243
Title: Confessionalidade luterana no Bom Jesus/IELUSC : flor de páscoa ou coroa de espinhos?
Other Titles: Lutheran confessionality at Bom Jesus / IELUSC : Easter flower or crown of thorns?
metadata.dc.creator: Musskopf, Ruth Leonora Winckler
metadata.dc.contributor.advisor1: Nogueira, Sandra Vidal
Keywords: Associação Educacional Luterana Bom Jesus/IELUSC (Joinville, SC);Igreja luterana;Educação;Igreja e educação;Escolas luteranas;Confessionalidade;EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA;Lutheran Church in Brazil;Education;Church and education;Lutheran schools;Confessionality
Issue Date: 14-Apr-2007
Publisher: Faculdades EST
Citation: MUSSKOPF, Ruth Leonora Winckler. Lutheran confessionality at Bom Jesus / IELUSC : Easter flower or crown of thorns?. 2007. 83 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2007.
metadata.dc.description.resumo: Esta dissertação quer discutir a presença da confessionalidade luterana numa escola da Rede Sinodal de Educação, vinculada à IECLB (Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil). A escola em foco é o Instituto Superior e Centro Educacional Luterano Bom Jesus/IELUSC que, desde dezembro de 2006, teve seu nome mudado para Associação Educacional Luterana Bom Jesus/IELUSC. O Bom Jesus/IELUSC tem sua origem em 1866, com a construção da Deutsche Schule (Escola Alemã). Esta é fechada em 1938 e seu prédio é alugado para abrigar o Instituto Bom Jesus, iniciado em 1926, de propriedade da professora Ana Maria Harger. Em 1963, a Comunidade Evangélica de Joinville, dona do imóvel da antiga Deutsche Schule, compra o Instituto Bom Jesus, que passa a ser uma escola da Comunidade e, portanto, com identidade confessional luterana. A forma como essa confessionalidade se expressa, desde 1963 até hoje, é o tema deste trabalho. A partir da aquisição da escola pela CEJ, essa passa a chamar-se Colégio Bom Jesus. A união do pátio da escola com o da Comunidade, e seu conseqüente uso partilhado, tornou-se representativo das novas configurações e relações de poder. Há remodelações, disputas, ampliações e tentativas de novas criações. Esses movimentos geraram tensões e revelaram diferenças entre os objetivos de uma escola confessional e os de uma escola privada/particular. A aparência de uma escola comunitária/confessional nem sempre consegue esconder os valores e prioridades presentes em uma escola privada. Na busca por uma aparência e essência confessionais no Instituto Bom Jesus/IELUSC, foram criados o pastorado escolar e o universitário, que contribuíram para o diálogo entre a teologia luterana e a pedagogia, conforme previsto nas Diretrizes da Política Educacional da IECLB. Contudo, tanto um pastorado quanto o outro foram extintos de forma brusca e conflituosa. A tensão provocada pelos processos de extinção dos pastorados contribuiu também para revelar limites e disputas entre a essência e a aparência do Instituto.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/243
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
musskopf_rlw_tmp49.pdf1 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.