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dc.creatorMusskopf, Ruth Leonora Winckler
dc.date.accessioned2016-07-25T15:59:34Z-
dc.date.available2007-06-05
dc.date.available2016-07-25T15:59:34Z-
dc.date.issued2007-04-14
dc.identifier.citationMUSSKOPF, Ruth Leonora Winckler. Lutheran confessionality at Bom Jesus / IELUSC : Easter flower or crown of thorns?. 2007. 83 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2007.por
dc.identifier.urihttp://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/243-
dc.description.abstractThis dissertation seeks to discuss the presence of Lutheran confessionality in a school of the Rede Sinodal de Educação, linked to the Evangelical Church of Lutheran Confession in Brazil (IECLB). The Associação Educacional Luterana Bom Jesus/IELUSC, which prior to December 2006 was called Instituto Superior e Centro Educacional Luterano Bom Jesus/IELUSC, is the school discussed in this paper. Bom Jesus/IELUSC began in 1866, with the building of the Deutsche Schule (German School). This school was closed in 1938. The building was rented to the Instituto Bom Jesus, which was founded in 1926 by a teacher, Ana Maria Harger. The Comunidade Evangélica de Joinville (CEJ), who owned the Deutsche Schule building, bought the Instituto Bom Jesus in 1963 and started a Church-school based on lutheran confession identity. This paper will describe the affects of introducing Lutheran confessionality from 1963 to the present on this school. Comunidade Evangélica de Joinville changed the name of the school to Colégio Bom Jesus. The union of the school yard with the yard of the Congregation, and its consequent common use, became representative of the new configurations and relationships of power. It has undergone remodelings, disputes, enlargement and attempts at new creations. These developments have produced tensions and disclosed conflicts between the objectives of a confessional school and a private school. The appearance of a confessional/congregational school is not always able to hide the values and priorities present in a private school. In order to present a confessional appearance and meaning, the Institute created a ministry for a School Pastor and a ministry for a College Pastor. Both ministries contributed to the dialogue between Lutheran theology and pedagogy as understood in the objectives of the Educational Politics of the IECLB. Both ministries were closed abruptly and in a conflictive manner. The tension provoked by the procedure used for closure of these ministries continues to reveal limits and disputes between the essence and the appearance of the Institute.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherFaculdades ESTpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAssociação Educacional Luterana Bom Jesus/IELUSC (Joinville, SC)por
dc.subjectIgreja luteranapor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectIgreja e educaçãopor
dc.subjectEscolas luteranaspor
dc.subjectConfessionalidadepor
dc.subjectEDUCAÇÃO COMUNITÁRIApor
dc.subjectLutheran Church in Brazileng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectChurch and educationeng
dc.subjectLutheran schoolseng
dc.subjectConfessionalityeng
dc.titleConfessionalidade luterana no Bom Jesus/IELUSC : flor de páscoa ou coroa de espinhos?por
dc.title.alternativeLutheran confessionality at Bom Jesus / IELUSC : Easter flower or crown of thorns?eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor-co1Bobsin, Oneide
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9895594646147746por
dc.description.resumoEsta dissertação quer discutir a presença da confessionalidade luterana numa escola da Rede Sinodal de Educação, vinculada à IECLB (Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil). A escola em foco é o Instituto Superior e Centro Educacional Luterano Bom Jesus/IELUSC que, desde dezembro de 2006, teve seu nome mudado para Associação Educacional Luterana Bom Jesus/IELUSC. O Bom Jesus/IELUSC tem sua origem em 1866, com a construção da Deutsche Schule (Escola Alemã). Esta é fechada em 1938 e seu prédio é alugado para abrigar o Instituto Bom Jesus, iniciado em 1926, de propriedade da professora Ana Maria Harger. Em 1963, a Comunidade Evangélica de Joinville, dona do imóvel da antiga Deutsche Schule, compra o Instituto Bom Jesus, que passa a ser uma escola da Comunidade e, portanto, com identidade confessional luterana. A forma como essa confessionalidade se expressa, desde 1963 até hoje, é o tema deste trabalho. A partir da aquisição da escola pela CEJ, essa passa a chamar-se Colégio Bom Jesus. A união do pátio da escola com o da Comunidade, e seu conseqüente uso partilhado, tornou-se representativo das novas configurações e relações de poder. Há remodelações, disputas, ampliações e tentativas de novas criações. Esses movimentos geraram tensões e revelaram diferenças entre os objetivos de uma escola confessional e os de uma escola privada/particular. A aparência de uma escola comunitária/confessional nem sempre consegue esconder os valores e prioridades presentes em uma escola privada. Na busca por uma aparência e essência confessionais no Instituto Bom Jesus/IELUSC, foram criados o pastorado escolar e o universitário, que contribuíram para o diálogo entre a teologia luterana e a pedagogia, conforme previsto nas Diretrizes da Política Educacional da IECLB. Contudo, tanto um pastorado quanto o outro foram extintos de forma brusca e conflituosa. A tensão provocada pelos processos de extinção dos pastorados contribuiu também para revelar limites e disputas entre a essência e a aparência do Instituto.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentTeologiapor
dc.publisher.programPrograma de Teologiapor
dc.publisher.initialsESTpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5951268196378345por
dc.contributor.advisor1Nogueira, Sandra Vidal
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1164669318007879por
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

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