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Title: As relações de poder entre os sujeitos e os discursos na práxis escolar, no campo administrativo-pedagógico, sob o prisma de Michel Foucault
metadata.dc.creator: Dannebrock, Ivanor Henrique
metadata.dc.contributor.advisor1: Streck, Gisela Isolde Waechter
Keywords: Tecnologias de si;Análise do discurso;Relações de poder;Relações de poder saber;Verdade;Gestão;Rede Sinodal de Educação;Michel Foucault;RELIGIÃO E EDUCAÇÃO;Technologies of self;Discourse analysis;Power relationships;Knowledge and power relationships;Truth;Management;Rede Sinodal de Educação;Michel Foucault
Issue Date: 11-Jan-2011
Publisher: Faculdades EST
Citation: DANNEBROCK, Ivanor Henrique. As relações de poder entre os sujeitos e os discursos na práxis escolar, no campo administrativo-pedagógico, sob o prisma de Michel Foucault. 2011. 169 f. Tese (Doutorado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2011.
metadata.dc.description.resumo: A temática desta tese aborda as relações de poder na gestão escolar, enfocando os profissionais que atuam na Equipe Diretiva e os professores, através da análise de seus discursos, de suas verdades constituídas ao longo do processo de formação cultural ao qual cada um foi submetido. Inicia-se a tese pela constituição cultural de cada ser humano enquanto ser unívoco, com base nas tecnologias de si, expressão utilizada pelo filósofo Michel Foucault. Destacamos a sexualidade como elemento com fortes características constitutivas que interferirão na vida deste, em todos os campos, quer seja na vida particular tanto quanto em sua vida profissional. São apresentadas várias formas e entendimentos do que é gestão escolar, enfocando também a proposta metodológica de gestão administrativo - pedagógica da Rede Sinodal de Educação. É analisada a proposta pedagógica de uma instituição de ensino da região metropolitana da Grande Porto Alegre, no estado do RS, afiliada à mesma rede de ensino. O referencial teórico gravita em torno do pensamento foucaultiano, mostrando a influência nietzschiana nas análises e escritos do filósofo em questão. Sendo que a metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa, através de um estudo de caso de cunho etnográfico. Com o objetivo de se conseguir transpor a linearidade no método de pesquisa, utilizou-se a bricolagem como ferramenta disponível para realizar a tarefa , na tentativa de alcançar ao menos alguns pontos da subjetividade humana, dentre os envolvidos no processo de pesquisa, tanto através do questionário, como da conversação e da observação.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/195
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