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dc.creatorDannebrock, Ivanor Henrique
dc.date.accessioned2016-06-17T20:29:51Z-
dc.date.available2011-03-30
dc.date.available2016-06-17T20:29:51Z-
dc.date.issued2011-01-11
dc.identifier.citationDANNEBROCK, Ivanor Henrique. As relações de poder entre os sujeitos e os discursos na práxis escolar, no campo administrativo-pedagógico, sob o prisma de Michel Foucault. 2011. 169 f. Tese (Doutorado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2011.por
dc.identifier.urihttp://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/195-
dc.description.abstractThe theme of this thesis approaches the power relations in the school management, focusing the professionals who work at the management group, through the analysis of their speeches, their truths, constituted over the cultural formation process each one was submitted. The Thesis starts with the begin cultural constitution of each every human being as unique based on the as technologies of self, expression word used by Michel Foucault. We highlight the sexuality as an element with strong constitutive characteristics that will affect the life of this human being, in all fields, whether professional or private life. We analyze various forms and understandings of what is school management, also focusing on the proposed administrative and pedagogical management methodology of Sinodal Network of Education. It is analyzed the pedagogical proposal of a education institution in the metropolitan region of Porto Alegre, in Rio Grande do Sul, affiliated to the same network teaching. The theoretical reference is based on Foucault, showing the influence of Nietzsche, at the analysis and writing of the philosopher in question. The methodology was the qualitative approach, through a ethnographic case study. With the objective of being able to overcome the linearity in the method of research, it was used the bricolage as an available tool in this task. We intend to get at least two points of human subjectivity among the involved professional in the research process, either through the questionnaire as the conversation and observation.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherFaculdades ESTpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTecnologias de sipor
dc.subjectAnálise do discursopor
dc.subjectRelações de poderpor
dc.subjectRelações de poder saberpor
dc.subjectVerdadepor
dc.subjectGestãopor
dc.subjectRede Sinodal de Educaçãopor
dc.subjectMichel Foucaultpor
dc.subjectRELIGIÃO E EDUCAÇÃOpor
dc.subjectTechnologies of selfeng
dc.subjectDiscourse analysiseng
dc.subjectPower relationshipseng
dc.subjectKnowledge and power relationshipseng
dc.subjectTrutheng
dc.subjectManagementeng
dc.subjectRede Sinodal de Educaçãoeng
dc.subjectMichel Foucaulteng
dc.titleAs relações de poder entre os sujeitos e os discursos na práxis escolar, no campo administrativo-pedagógico, sob o prisma de Michel Foucaultpor
dc.typeTesepor
dc.contributor.referee1Brandenburg, Laude Erandi
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2720814127433525por
dc.contributor.referee2Klein, Remi
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6363213953832880por
dc.contributor.referee3Pauly, Evaldo Luis
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7187415721002122por
dc.contributor.referee4Colling, Ana Maria
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/6884563498366073por
dc.description.resumoA temática desta tese aborda as relações de poder na gestão escolar, enfocando os profissionais que atuam na Equipe Diretiva e os professores, através da análise de seus discursos, de suas verdades constituídas ao longo do processo de formação cultural ao qual cada um foi submetido. Inicia-se a tese pela constituição cultural de cada ser humano enquanto ser unívoco, com base nas tecnologias de si, expressão utilizada pelo filósofo Michel Foucault. Destacamos a sexualidade como elemento com fortes características constitutivas que interferirão na vida deste, em todos os campos, quer seja na vida particular tanto quanto em sua vida profissional. São apresentadas várias formas e entendimentos do que é gestão escolar, enfocando também a proposta metodológica de gestão administrativo - pedagógica da Rede Sinodal de Educação. É analisada a proposta pedagógica de uma instituição de ensino da região metropolitana da Grande Porto Alegre, no estado do RS, afiliada à mesma rede de ensino. O referencial teórico gravita em torno do pensamento foucaultiano, mostrando a influência nietzschiana nas análises e escritos do filósofo em questão. Sendo que a metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa, através de um estudo de caso de cunho etnográfico. Com o objetivo de se conseguir transpor a linearidade no método de pesquisa, utilizou-se a bricolagem como ferramenta disponível para realizar a tarefa , na tentativa de alcançar ao menos alguns pontos da subjetividade humana, dentre os envolvidos no processo de pesquisa, tanto através do questionário, como da conversação e da observação.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentTeologiapor
dc.publisher.programPrograma de Teologiapor
dc.publisher.initialsESTpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4928286588796381por
dc.contributor.advisor1Streck, Gisela Isolde Waechter
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3906144692619471por
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

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