Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/195
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Dannebrock, Ivanor Henrique | |
dc.date.accessioned | 2016-06-17T20:29:51Z | - |
dc.date.available | 2011-03-30 | |
dc.date.available | 2016-06-17T20:29:51Z | - |
dc.date.issued | 2011-01-11 | |
dc.identifier.citation | DANNEBROCK, Ivanor Henrique. As relações de poder entre os sujeitos e os discursos na práxis escolar, no campo administrativo-pedagógico, sob o prisma de Michel Foucault. 2011. 169 f. Tese (Doutorado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2011. | por |
dc.identifier.uri | http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/195 | - |
dc.description.abstract | The theme of this thesis approaches the power relations in the school management, focusing the professionals who work at the management group, through the analysis of their speeches, their truths, constituted over the cultural formation process each one was submitted. The Thesis starts with the begin cultural constitution of each every human being as unique based on the as technologies of self, expression word used by Michel Foucault. We highlight the sexuality as an element with strong constitutive characteristics that will affect the life of this human being, in all fields, whether professional or private life. We analyze various forms and understandings of what is school management, also focusing on the proposed administrative and pedagogical management methodology of Sinodal Network of Education. It is analyzed the pedagogical proposal of a education institution in the metropolitan region of Porto Alegre, in Rio Grande do Sul, affiliated to the same network teaching. The theoretical reference is based on Foucault, showing the influence of Nietzsche, at the analysis and writing of the philosopher in question. The methodology was the qualitative approach, through a ethnographic case study. With the objective of being able to overcome the linearity in the method of research, it was used the bricolage as an available tool in this task. We intend to get at least two points of human subjectivity among the involved professional in the research process, either through the questionnaire as the conversation and observation. | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Faculdades EST | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Tecnologias de si | por |
dc.subject | Análise do discurso | por |
dc.subject | Relações de poder | por |
dc.subject | Relações de poder saber | por |
dc.subject | Verdade | por |
dc.subject | Gestão | por |
dc.subject | Rede Sinodal de Educação | por |
dc.subject | Michel Foucault | por |
dc.subject | RELIGIÃO E EDUCAÇÃO | por |
dc.subject | Technologies of self | eng |
dc.subject | Discourse analysis | eng |
dc.subject | Power relationships | eng |
dc.subject | Knowledge and power relationships | eng |
dc.subject | Truth | eng |
dc.subject | Management | eng |
dc.subject | Rede Sinodal de Educação | eng |
dc.subject | Michel Foucault | eng |
dc.title | As relações de poder entre os sujeitos e os discursos na práxis escolar, no campo administrativo-pedagógico, sob o prisma de Michel Foucault | por |
dc.type | Tese | por |
dc.contributor.referee1 | Brandenburg, Laude Erandi | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2720814127433525 | por |
dc.contributor.referee2 | Klein, Remi | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6363213953832880 | por |
dc.contributor.referee3 | Pauly, Evaldo Luis | |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/7187415721002122 | por |
dc.contributor.referee4 | Colling, Ana Maria | |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/6884563498366073 | por |
dc.description.resumo | A temática desta tese aborda as relações de poder na gestão escolar, enfocando os profissionais que atuam na Equipe Diretiva e os professores, através da análise de seus discursos, de suas verdades constituídas ao longo do processo de formação cultural ao qual cada um foi submetido. Inicia-se a tese pela constituição cultural de cada ser humano enquanto ser unívoco, com base nas tecnologias de si, expressão utilizada pelo filósofo Michel Foucault. Destacamos a sexualidade como elemento com fortes características constitutivas que interferirão na vida deste, em todos os campos, quer seja na vida particular tanto quanto em sua vida profissional. São apresentadas várias formas e entendimentos do que é gestão escolar, enfocando também a proposta metodológica de gestão administrativo - pedagógica da Rede Sinodal de Educação. É analisada a proposta pedagógica de uma instituição de ensino da região metropolitana da Grande Porto Alegre, no estado do RS, afiliada à mesma rede de ensino. O referencial teórico gravita em torno do pensamento foucaultiano, mostrando a influência nietzschiana nas análises e escritos do filósofo em questão. Sendo que a metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa, através de um estudo de caso de cunho etnográfico. Com o objetivo de se conseguir transpor a linearidade no método de pesquisa, utilizou-se a bricolagem como ferramenta disponível para realizar a tarefa , na tentativa de alcançar ao menos alguns pontos da subjetividade humana, dentre os envolvidos no processo de pesquisa, tanto através do questionário, como da conversação e da observação. | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.department | Teologia | por |
dc.publisher.program | Programa de Teologia | por |
dc.publisher.initials | EST | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4928286588796381 | por |
dc.contributor.advisor1 | Streck, Gisela Isolde Waechter | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3906144692619471 | por |
Appears in Collections: | Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
dannebrock_ih_td97.PDF | 824.88 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.