Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/179
Title: | Uma análise gramsciniana do conceito de projeto político-pedagógico no contexto da educação lassalista |
Other Titles: | A Gramscian analysis of the educational policy project in the context of Lasallist education |
metadata.dc.creator: | Menezes, Loiva Teresinha Soares de |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Nogueira, Sandra Vidal |
Keywords: | Educação lassalista;João Batista de La Salle;Antonio Gramsci;Projeto político-pedagógico;Jean Batiste de La Salle;Antonio Gramsci;Lassallist education;Educational policy planning;RELIGIÃO E EDUCAÇÃO |
Issue Date: | 20-Mar-2006 |
Publisher: | Faculdades EST |
Citation: | MENEZES, Loiva Teresinha Soares de. A Gramscian analysis of the educational policy project in the context of Lasallist education. 2006. 106 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2006. |
metadata.dc.description.resumo: | A presente pesquisa tem como objetivo realizar uma análise Gramsciniana do conceito de Projeto Político-Pedagógico no contexto da Educação Lassalista. Para o seu desenvolvimento foi utilizada a metodologia de revisão de literatura, a partir de uma pesquisa bibliográfica e documental, que consistiu no levantamento e análise criteriosa e sistêmica dos resultados e conclusões relacionadas ao tema. A questão central da pesquisa foi: A partir de uma leitura gramsciniana qual a concepção do Projeto Político Pedagógico no contexto da Educação Lassalista? Para um melhor entendimento, o presente estudo foi dividido em partes. Na primeira parte é exposto o significado e abrangência do Projeto Político-Pedagógico para as Instituições Educativas, na seqüência examinam-se os conceitos de Projeto Político-Pedagógico, a sua formulação e sua construção, e, por fim, a sua função e sua importância curricular. Na segunda parte faz-se uma análise das contribuições de Antonio Gramsci à educação e à escola, dando ênfase a sua obra Os Intelectuais e a Organização da Cultura , e à filosofia da práxis relacionada à política e à cultura. E a terceira parte se refere a um olhar sobre a Educação Lassalista, destacando-se o perfil de João Batista de La Salle, com aspectos históricos de sua contribuição à educação, os fundamentos da Educação Lassalista e sua identidade, as contribuições de Antonio Gramsci para a análise do Projeto Político-Pedagógico Lassalista, a proposta Educativa Lassalista no Brasil, no período de 1907 a 2005, o Projeto Político-Pedagógico Lassalista e para finalizar são descritas as tendências e perspectivas da Educação Lassalista no Século XXI. |
URI: | http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/179 |
Appears in Collections: | Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
menezes_lts_tm138.pdf | 472.7 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.