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dc.creatorMenezes, Loiva Teresinha Soares de
dc.date.accessioned2016-07-25T15:58:51Z-
dc.date.available2007-04-13
dc.date.available2016-07-25T15:58:51Z-
dc.date.issued2006-03-20
dc.identifier.citationMENEZES, Loiva Teresinha Soares de. A Gramscian analysis of the educational policy project in the context of Lasallist education. 2006. 106 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2006.por
dc.identifier.urihttp://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/179-
dc.description.abstractThe objective of this research is to perform a Gramscian analysis of the concept of the Political-Pedagogical Project in the context of Lasallist Education. Revision of literature was the methodology used in its development, based on a bibliographical and documental research, which consisted of collection of facts and a thorough and systematic analysis of the results and conclusions related to the topic. The fundamental question of the research was: According to a Gramscian reading, what is the conception of the Political-Pedagogical Project in the context of Lasallist Education? For a better comprehension, the present study has been divided into three parts. In the first part the meaning and comprehensiveness of the Political-Pedagogical Project for the Educational Institutions is explained, then the concepts, the formulation and the formation of the Political-Pedagogical Project are examined, and lastly, its function and curricular importance are examined. In the second part the contributions of Antonio Gramsci to education are analysed, emphasising his work The Intellectuals and the Organization of the Culture and the philosophy of the praxis related to politics and culture. The third part addresses the Lasallist Education, accentuating the profile of Jean Batiste de La Salle with historical aspects of his contribution to education, the basis of Lasallist Education and its identity, the contributions of Antonio Gramsci to the analysis of the Lasallist Political-Pedagogical Project, the Lasallist educational proposal in Brazil from 1907 to 2005, the Political Pedagogical Project, and finally the trends and perspectives for Lasallist Education in the 21st century are described.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherFaculdades ESTpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação lassalistapor
dc.subjectJoão Batista de La Sallepor
dc.subjectAntonio Gramscipor
dc.subjectProjeto político-pedagógicopor
dc.subjectJean Batiste de La Salleeng
dc.subjectAntonio Gramscieng
dc.subjectLassallist educationeng
dc.subjectEducational policy planningeng
dc.subjectRELIGIÃO E EDUCAÇÃOpor
dc.titleUma análise gramsciniana do conceito de projeto político-pedagógico no contexto da educação lassalistapor
dc.title.alternativeA Gramscian analysis of the educational policy project in the context of Lasallist educationeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.referee1Andreola, Balduino Antonio
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6678521937817570por
dc.contributor.referee2Corbellini, Marcos Antonio
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2804422152615031por
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como objetivo realizar uma análise Gramsciniana do conceito de Projeto Político-Pedagógico no contexto da Educação Lassalista. Para o seu desenvolvimento foi utilizada a metodologia de revisão de literatura, a partir de uma pesquisa bibliográfica e documental, que consistiu no levantamento e análise criteriosa e sistêmica dos resultados e conclusões relacionadas ao tema. A questão central da pesquisa foi: A partir de uma leitura gramsciniana qual a concepção do Projeto Político Pedagógico no contexto da Educação Lassalista? Para um melhor entendimento, o presente estudo foi dividido em partes. Na primeira parte é exposto o significado e abrangência do Projeto Político-Pedagógico para as Instituições Educativas, na seqüência examinam-se os conceitos de Projeto Político-Pedagógico, a sua formulação e sua construção, e, por fim, a sua função e sua importância curricular. Na segunda parte faz-se uma análise das contribuições de Antonio Gramsci à educação e à escola, dando ênfase a sua obra Os Intelectuais e a Organização da Cultura , e à filosofia da práxis relacionada à política e à cultura. E a terceira parte se refere a um olhar sobre a Educação Lassalista, destacando-se o perfil de João Batista de La Salle, com aspectos históricos de sua contribuição à educação, os fundamentos da Educação Lassalista e sua identidade, as contribuições de Antonio Gramsci para a análise do Projeto Político-Pedagógico Lassalista, a proposta Educativa Lassalista no Brasil, no período de 1907 a 2005, o Projeto Político-Pedagógico Lassalista e para finalizar são descritas as tendências e perspectivas da Educação Lassalista no Século XXI.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentTeologiapor
dc.publisher.programPrograma de Teologiapor
dc.publisher.initialsESTpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1381120119920293por
dc.contributor.advisor1Nogueira, Sandra Vidal
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1164669318007879por
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

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