Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/127
Title: Tem azeite na botija?: ensino religioso nos anos iniciais do ensino fundamental em Florianópolis-SC
metadata.dc.creator: Martins Filho, Lourival José
metadata.dc.contributor.advisor1: Wachs, Manfredo Carlos
Keywords: Ensino religioso;Ensino Fundamental;Ensino fundamental Anos iniciais;Ensino fundamental Florianópolis-SC;Pesquisa-ação;Pedagogia da infância;RELIGIÃO E EDUCAÇÃO;Religious Education;Primary Education;Primary Education - Florianopolis-SC;Child Pedagogy
Issue Date: 20-Nov-2009
Publisher: Faculdades EST
Citation: MARTINS FILHO, Lourival José. Tem azeite na botija?: ensino religioso nos anos iniciais do ensino fundamental em Florianópolis-SC. 2009. 154 f. Tese (Doutorado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2009.
metadata.dc.description.resumo: Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo que buscou analisar como e a partir do quê os docentes que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental em Florianópolis, devidamente habilitados em Pedagogia, desenvolvem suas práticas pedagógicas do componente curricular Ensino Religioso. A inquietação que gerou o tema/problema surge desde nossa infância e vai se alimentando na trajetória acadêmica, como profissional da educação e como pesquisador. Optou-se pela pesquisa-ação como percurso metodológico, sendo que participaram da pesquisa dezesseis docentes que balizaram os procedimentos para a observação nas unidades educativas, as questões para as entrevistas, a realização dos seminários e as construções teóricas decorrentes deste exercício de pesquisar/compartilhar. A necessidade de repensar a formação inicial e continuada dos docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental, a inserção do Ensino Religioso nos projetos pedagógicos escolares como compromisso de todos os profissionais envolvidos e a busca coletiva por práticas pedagógicas interdisciplinares em Ensino Religioso são algumas das reflexões decorrentes da pesquisa. Entende-se que este estudo possibilita uma reflexão do componente curricular Ensino Religioso nos anos iniciais do Ensino Fundamental e contribui com as vozes que ainda lutam em favor da vida e da escola em uma perspectiva de currículo em que o Ensino Religioso não é anexo nem apêndice, mas possibilidade de produção e apropriação de conhecimentos na feitura de um mundo mais bonito e equânime.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/127
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
martinsfilho_lj_td85.pdf3.28 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.