Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/127
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMartins Filho, Lourival José
dc.date.accessioned2016-07-25T15:55:48Z-
dc.date.available2010-05-24
dc.date.available2016-07-25T15:55:48Z-
dc.date.issued2009-11-20
dc.identifier.citationMARTINS FILHO, Lourival José. Tem azeite na botija?: ensino religioso nos anos iniciais do ensino fundamental em Florianópolis-SC. 2009. 154 f. Tese (Doutorado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2009.por
dc.identifier.urihttp://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/127-
dc.description.abstractThis is a qualitative research that sought to analyze how and from what the teachers who work in the early years of elementary school in Florianópolis, all duly qualified professionals with a degree in Pedagogy, develop their teaching practices in Religious Education as a school subject. The concern that generated the theme/problem arises in our childhood and builds up through our academic trajectory, as a teacher and researcher. An option was made for the methodological trajectory of an action research: sixteen teachers took part of the research who guided the process for the observation at the schools, the interview questions, the workshops and the theoretical constructions of this exercise in researching/sharing. The need to rethink the beginning and continual training of teachers of initial elementary school, the insertion of religious education in the school teaching projects as a commitment of all involved professionals and the search for interdisciplinary teaching practices in religious education, are some of the reflections resulting from this research. It can be understood that this study provides for a reflection of Religious Education as an academic component of the elementary school curriculum and contributes to the voices that are still fighting for life and school in a perspective that makes religious education neither an attachment nor an appendix, but a possibility to produce and take possession of knowledge in the construction of a more beautiful and fair world.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherFaculdades ESTpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino religiosopor
dc.subjectEnsino Fundamentalpor
dc.subjectEnsino fundamental Anos iniciaispor
dc.subjectEnsino fundamental Florianópolis-SCpor
dc.subjectPesquisa-açãopor
dc.subjectPedagogia da infânciapor
dc.subjectRELIGIÃO E EDUCAÇÃOpor
dc.subjectReligious Educationeng
dc.subjectPrimary Educationeng
dc.subjectPrimary Education - Florianopolis-SCeng
dc.subjectChild Pedagogyeng
dc.titleTem azeite na botija?: ensino religioso nos anos iniciais do ensino fundamental em Florianópolis-SCpor
dc.typeTesepor
dc.contributor.referee1Brandenburg, Laude Erandi
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2720814127433525por
dc.contributor.referee2Klein, Remi
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6363213953832880por
dc.contributor.referee3Nogueira, Sandra Vidal
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1164669318007879por
dc.contributor.referee4Brustolin, Leomar Antônio
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/3688657694876591por
dc.description.resumoTrata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo que buscou analisar como e a partir do quê os docentes que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental em Florianópolis, devidamente habilitados em Pedagogia, desenvolvem suas práticas pedagógicas do componente curricular Ensino Religioso. A inquietação que gerou o tema/problema surge desde nossa infância e vai se alimentando na trajetória acadêmica, como profissional da educação e como pesquisador. Optou-se pela pesquisa-ação como percurso metodológico, sendo que participaram da pesquisa dezesseis docentes que balizaram os procedimentos para a observação nas unidades educativas, as questões para as entrevistas, a realização dos seminários e as construções teóricas decorrentes deste exercício de pesquisar/compartilhar. A necessidade de repensar a formação inicial e continuada dos docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental, a inserção do Ensino Religioso nos projetos pedagógicos escolares como compromisso de todos os profissionais envolvidos e a busca coletiva por práticas pedagógicas interdisciplinares em Ensino Religioso são algumas das reflexões decorrentes da pesquisa. Entende-se que este estudo possibilita uma reflexão do componente curricular Ensino Religioso nos anos iniciais do Ensino Fundamental e contribui com as vozes que ainda lutam em favor da vida e da escola em uma perspectiva de currículo em que o Ensino Religioso não é anexo nem apêndice, mas possibilidade de produção e apropriação de conhecimentos na feitura de um mundo mais bonito e equânime.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentTeologiapor
dc.publisher.programPrograma de Teologiapor
dc.publisher.initialsESTpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2491699071811572por
dc.contributor.advisor1Wachs, Manfredo Carlos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8679182448370232por
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
martinsfilho_lj_td85.pdf3.28 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.