Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1242
Title: Cultura de paz e educação: uma abordagem prática para a transformação social
metadata.dc.creator: Teixeira, Katiuscia Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor1: Brandenburg, Laude Erandi
Keywords: Cultura de paz;Educação para a paz;Teologia da lilbertação;Transformação social;Inclusão educacional;Culture of peace;Education for peace;Liberation theology;Social transformation;Educational inclusion
Issue Date: 11-Aug-2025
Publisher: Faculdades EST
Citation: TEIXEIRA, Katiuscia Oliveira. Cultura de paz e educação: uma abordagem prática para a transformação social. 2025. 156 p. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Teologia, Faculdades EST, São Leopoldo, 2025.
Series/Report no.: TM;
metadata.dc.description.resumo: A presente dissertação de mestrado, intitulada “Educação para a Cultura de Paz: uma Abordagem Prática para Transformação Social”, analisa questões urgentes do cenário educacional brasileiro, marcado por elevados índices de violência escolar, desigualdades sociais e múltiplas formas de intolerância. Em um contexto em que a construção da paz se torna essencial para a transformação educacional e social, o contexto educativo enfrenta desafios como exclusão, preconceito e dificuldades na promoção de uma convivência pacífica e inclusiva. Dados do Ministério dos Direitos Humanos apontam um aumento de 254% nos casos de violência escolar entre 2013 e 2023, passando de 3,7 mil para 13,1 mil ocorrências, incluindo 2,2 mil casos de violências autoprovocadas, o que evidencia a gravidade e a complexidade dos problemas vivenciados pela comunidade escolar no Brasil. O estudo tem por objetivo investigar estratégias que integrem práticas pedagógicas e princípios teológicos para fortalecer a cultura da não-violência no meio educacional, promovendo a inclusão, respeito à diversidade e o compromisso com a justiça social. Trata-se de pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico e estudo de caso, realizada através de publicações e registros existentes em sites, blogs, utilizando análise documental acadêmica e diálogo com docentes/gestores de práticas de formação pacificadoras, coletando dados existentes, aplicados em projetos como Coletivo Fora da Caixa e registrados, utilizando técnicas de análise do conteúdo para tratamento das informações. Adota uma perspectiva interdisciplinar que articula educação, teologia e estudos para a paz, examinando como valores como compaixão, justiça e reconciliação podem ser incorporados em práticas pedagógicas que respeitem a diversidade religiosa e a laicidade do Estado. Fundamenta-se nas contribuições de Johan Galtung, Paulo Freire, Edgar Morin, Maria Montessori, Leonardo Boff e Nei Alberto Salles Filho, cujas abordagens dialogam para propor soluções inovadoras à violência escolar. A pesquisa justifica-se pela necessidade urgente de desenvolver alternativas concretas para a promoção de ambientes escolares mais inclusivos e transformadores. Os resultados oferecem subsídios teóricos e práticos para fortalecer a formação docente, orientar políticas educacionais eficazes e consolidar práticas pedagógicas que promovam valores éticos universais, reafirmando a relevância da educação para a paz no contexto brasileiro contemporâneo.
Description: 156 p. ; il.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1242
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Teixeira_kao_tm.pdfTexto completo PDF1.2 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.