Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1219
Title: O autocuidado na docência e a relação com a espiritualidade.
metadata.dc.creator: Carvalho, Cláudia Diniz de
metadata.dc.contributor.advisor1: Herbes, Nilton Eliseu
Keywords: Espiritualidade;Autocuidado;Adoecimento;Saúde emocional;Docência;Spirituality;Self-care;Illness;Emotional health;Teaching
Issue Date: 12-Jul-2024
Publisher: Faculdades EST
Citation: CARVALHO, Cláudia Diniz de. O autocuidado na docência e a relação com a espiritualidade. 2024. 160 p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2024.
Series/Report no.: TMP;
metadata.dc.description.resumo: O objetivo deste trabalho final de mestrado é explorar as contribuições da espiritualidade para o autocuidado na docência e analisar sua relação com o desenvolvimento profissional e pessoal dos educadores. A metodologia utilizada nesta pesquisa é exploratória, descritiva e explicativa. Baseada em revisões bibliográficas, análises documentais e levantamento de dados. Na busca de atingir os objetivos propostos e solucionar os problemas que direcionam a temática em foco, apresenta-se uma abordagem conceitual sobre cuidado e autocuidado, contemplando as dimensões física, emocional e psicológica, a realidade da docência no ensino básico, abordando aspectos como a sobrecarga de trabalho, a falta de preparo e o adoecimento dos professores e professoras, bem como os desafios enfrentados por docentes em uma docência fragmentada, onde a falta de integração entre as diferentes dimensões da vida pode contribuir para o desgaste físico e emocional, e ainda a interseção entre o autocuidado e a espiritualidade na docência, que culminam em propostas de práticas de autocuidado baseadas na espiritualidade, considerando as peculiaridades da contemporaneidade. Diante do estudo, conclui-se que a espiritualidade desempenha um papel primordial no autocuidado de docentes da educação básica. Portanto, é imprescindível valorizar e incentivar a implementação de práticas de autocuidado embasadas na espiritualidade, proporcionando aos educadores e às educadoras, espaços e momentos para se conectarem com sua dimensão espiritual. Essas práticas não apenas contribuirão para a promoção da saúde dos docentes, mas também para seu crescimento pessoal e profissional, promovendo um ambiente educacional mais saudável e acolhedor.
Description: 160 p.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1219
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Souza_CDDC_tmp.pdfTexto completo - PDF1.69 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.