Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1219
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSouza, Cláudia Diniz de Carvalho e-
dc.date.accessioned2024-10-12T21:17:05Z-
dc.date.available2024-10-12T21:17:05Z-
dc.date.issued2024-07-12-
dc.identifier.citationSOUZA, , Cláudia Diniz de Carvalho e. O autocuidado na docência e a relação com a espiritualidade. 2024. 160 p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1219-
dc.description160 p.pt_BR
dc.description.abstractThe objective of this final master's thesis is to explore the contributions of spirituality to self-care in teaching and to analyze its relationship with the professional and personal development of educators. The methodology used in this research is exploratory, descriptive and explanatory. It is based on bibliographical reviews, documentary analysis and data collection. In order to achieve the proposed objectives and solve the problems that direct the theme in focus, a conceptual approach to care and self-care is presented, contemplating the physical, emotional and psychological dimensions, the reality of teaching in basic education, addressing aspects such as work overload, lack of preparation and illness of teachers, as well as the challenges faced by teachers in a fragmented teaching, where the lack of integration between the different dimensions of life can contribute to physical and emotional wear and tear.It also contemplates the intersection between self-care and spirituality in teaching, which culminates in proposals for self-care practices based on spirituality, considering the peculiarities of contemporary times. Based on the study, it can be concluded that spirituality plays a key role in the self-care of basic education teachers. Therefore, it is essential to value and encourage the implementation of self-care practices based on spirituality, providing educators with spaces and moments to connect with their spiritual dimension. These practices will not only contribute to the promotion of teachers' health, but also to their personal and professional growth, promoting a healthier and more welcoming educational environment.en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFaculdades ESTpt_BR
dc.relation.ispartofseriesTMP;-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEspiritualidadept_BR
dc.subjectAutocuidadopt_BR
dc.subjectAdoecimentopt_BR
dc.subjectSaúde emocionalpt_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectSpiritualityen
dc.subjectSelf-careen
dc.subjectIllnessen
dc.subjectEmotional healthen
dc.subjectTeachingen
dc.titleO autocuidado na docência e a relação com a espiritualidade.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.rights.licenseLicença Creative Commons: Este trabalho está licenciado sob CC BY-NC-ND 4.0. Para visualizar uma cópia desta licença, visite http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.contributor.referee1Herbes, Nilton Eliseu-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6241748367735018pt_BR
dc.contributor.referee2Klemz, Charles-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9638271117297229pt_BR
dc.contributor.referee3Ulrich, Claudete Beise-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9944681145159594pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho final de mestrado é explorar as contribuições da espiritualidade para o autocuidado na docência e analisar sua relação com o desenvolvimento profissional e pessoal dos educadores. A metodologia utilizada nesta pesquisa é exploratória, descritiva e explicativa. Baseada em revisões bibliográficas, análises documentais e levantamento de dados. Na busca de atingir os objetivos propostos e solucionar os problemas que direcionam a temática em foco, apresenta-se uma abordagem conceitual sobre cuidado e autocuidado, contemplando as dimensões física, emocional e psicológica, a realidade da docência no ensino básico, abordando aspectos como a sobrecarga de trabalho, a falta de preparo e o adoecimento dos professores e professoras, bem como os desafios enfrentados por docentes em uma docência fragmentada, onde a falta de integração entre as diferentes dimensões da vida pode contribuir para o desgaste físico e emocional, e ainda a interseção entre o autocuidado e a espiritualidade na docência, que culminam em propostas de práticas de autocuidado baseadas na espiritualidade, considerando as peculiaridades da contemporaneidade. Diante do estudo, conclui-se que a espiritualidade desempenha um papel primordial no autocuidado de docentes da educação básica. Portanto, é imprescindível valorizar e incentivar a implementação de práticas de autocuidado embasadas na espiritualidade, proporcionando aos educadores e às educadoras, espaços e momentos para se conectarem com sua dimensão espiritual. Essas práticas não apenas contribuirão para a promoção da saúde dos docentes, mas também para seu crescimento pessoal e profissional, promovendo um ambiente educacional mais saudável e acolhedor.pt_BR
dc.publisher.countryBRpt_BR
dc.publisher.departmentTeologiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Teologiapt_BR
dc.publisher.initialsESTpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2248580405964777pt_BR
dc.contributor.advisor1Herbes, Nilton Eliseu-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6241748367735018pt_BR
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Souza_CDDC_tmp.pdfTexto completo - PDF1.69 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.