Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1205
Title: A música enquanto ministério transversal e poiético na Igreja Assembléia de Deus
metadata.dc.creator: Câmara, Ana Lucia Ferreira
metadata.dc.contributor.advisor1: Adam, Júlio Cézar
Keywords: Música na Igreja;Transversalidade;Poiesis;Diaconia;Assembleia de Deus no Brasil;Music in the Church;Transversality;Poiesis;Diakonia;Assemblies of God in Brazil
Issue Date: 25-Jun-2024
Publisher: Faculdades EST
Citation: CÂMARA, Ana Lucia Ferreira. A música enquanto ministério transversal e poiético na Igreja Assembléia de Deus. 2024. 195 p. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2024.
Series/Report no.: TD;
metadata.dc.description.resumo: A tese agora apresentada tem como escopo analisar a perspectiva a respeito da transversalidade diaconal do ministério da música nas igrejas pentecostais, em especial nas Igrejas Assembleias de Deus no Brasil - ADB. Não se trata de um estudo de caso ou de simples revisão teórica, mas de abordagem teológica acerca do fenômeno da música nas igrejas pentecostais sob a influência da indústria cultural e suas possibilidades. O ponto defendido é caracterizado do seguinte modo: a partir da noção de transversalidade de Félix Guattari, e teologicamente a partir da diaconia como mediação, perspectiva inaugurada por John Collins, busca-se compreender o ministério da música no seio pentecostal como uma forma rizomática de sentidos segundo a qual uma determinada demanda advinda do mundo real dos indivíduos possa encontrar abertura a novas significações, compreendendo-se a relação e o diálogo de intersubjetividades mediados pela música nas igrejas como lugar privilegiado de comunicação das Boas Novas de Jesus. Por meio do ministério da música nas igrejas pentecostais, a proclamação das Boas Novas é apresentada poieticamente, isto é, criativamente, gerando novas poiesis de acordo com as interações de cada fiel. Como resultado, o ministério da música nas igrejas pentecostais tem como possibilidade existencial a organização de sentidos que decorram do real mundo dos fiéis em novas chaves simbólicas, uma vez que a música cúltica de caráter contemporâneo lhes permitam fazer relações de significados e, desta forma, rearranjar existencialmente os fundamentos significativos da ação do Espírito Santo em suas vidas. O caráter poiético da transversalidade diaconal resulta da capacitação da pessoa crente em produzir novos sentidos de existência desde as experiências cúlticas com a música e seu ministério.
Description: 195 p.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1205
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Câmara_ALF_td (1).pdfTexto completo - PDF2.45 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.