Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1205
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCâmara, Ana Lucia Ferreira-
dc.date.accessioned2024-09-01T20:18:43Z-
dc.date.available2024-09-01T20:18:43Z-
dc.date.issued2024-06-25-
dc.identifier.citationCÂMARA, Ana Lucia Ferreira. A música enquanto ministério transversal e poiético na Igreja Assembléia de Deus. 2024. 195 p. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1205-
dc.description195 p.pt_BR
dc.description.abstractThe thesis presented here aims to analyze the perspective regarding the diaconal transversality of the music ministry in Pentecostal churches, especially in the Assembleias de Deus no Brasil (Assemblies of God Churches in Brazil - ADB). This is not a case study or a simple theoretical review, but a theological approach to the phenomenon of music in Pentecostal churches under the influence of the cultural industry and its possibilities. The point defended is characterized as follows: based on Félix Guattari's notion of transversality, and theologically based on diakonia as mediation, a perspective inaugurated by John Collins, we seek to understand the music ministry within Pentecostals as a rhizomatic form of meanings according to which a certain demand arising from the real world of individuals can find opening to new meanings, understanding the relationship and dialogue of intersubjectivities mediated by music in churches as a privileged place for communicating the Good News of Jesus. Through the ministry of music in Pentecostal churches, the proclamation of the Good News is presented poietically, that is, creatively, generating new poiesis according to the interactions of each believer. As a result, the ministry of music in Pentecostal churches has the existential possibility of organizing meanings that arise from the real world of the faithful in new symbolic keys, since contemporary worship music allows them to make relationships of meanings and, in this way, existentially rearrange the significant foundations of the action of the Holy Spirit in their lives. The poietic character of diaconal transversality results from the capacity of the believer to produce new meanings of existence from worship experiences with music and its ministry.en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFaculdades ESTpt_BR
dc.relation.ispartofseriesTD;-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMúsica na Igrejapt_BR
dc.subjectTransversalidadept_BR
dc.subjectPoiesispt_BR
dc.subjectDiaconiapt_BR
dc.subjectAssembleia de Deus no Brasilpt_BR
dc.subjectMusic in the Churchen
dc.subjectTransversalityen
dc.subjectPoiesisen
dc.subjectDiakoniaen
dc.subjectAssemblies of God in Brazilen
dc.titleA música enquanto ministério transversal e poiético na Igreja Assembléia de Deuspt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.rights.licenseLicença Creative Commons: Este trabalho está licenciado sob CC BY-NC-ND 4.0. Para visualizar uma cópia desta licença, visite http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.contributor.referee1Adam, Júlio Cézar-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1768006061329443pt_BR
dc.contributor.referee2Brandenburg, Laude Erandi-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2720814127433525pt_BR
dc.contributor.referee3Illenseer, Louis Marcelo-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7647196501395012pt_BR
dc.contributor.referee4Lima, Maria José Costa-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/5800966002746537pt_BR
dc.contributor.referee5Ribeiro, Reyth da Cunha-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/5160897830695119pt_BR
dc.description.resumoA tese agora apresentada tem como escopo analisar a perspectiva a respeito da transversalidade diaconal do ministério da música nas igrejas pentecostais, em especial nas Igrejas Assembleias de Deus no Brasil - ADB. Não se trata de um estudo de caso ou de simples revisão teórica, mas de abordagem teológica acerca do fenômeno da música nas igrejas pentecostais sob a influência da indústria cultural e suas possibilidades. O ponto defendido é caracterizado do seguinte modo: a partir da noção de transversalidade de Félix Guattari, e teologicamente a partir da diaconia como mediação, perspectiva inaugurada por John Collins, busca-se compreender o ministério da música no seio pentecostal como uma forma rizomática de sentidos segundo a qual uma determinada demanda advinda do mundo real dos indivíduos possa encontrar abertura a novas significações, compreendendo-se a relação e o diálogo de intersubjetividades mediados pela música nas igrejas como lugar privilegiado de comunicação das Boas Novas de Jesus. Por meio do ministério da música nas igrejas pentecostais, a proclamação das Boas Novas é apresentada poieticamente, isto é, criativamente, gerando novas poiesis de acordo com as interações de cada fiel. Como resultado, o ministério da música nas igrejas pentecostais tem como possibilidade existencial a organização de sentidos que decorram do real mundo dos fiéis em novas chaves simbólicas, uma vez que a música cúltica de caráter contemporâneo lhes permitam fazer relações de significados e, desta forma, rearranjar existencialmente os fundamentos significativos da ação do Espírito Santo em suas vidas. O caráter poiético da transversalidade diaconal resulta da capacitação da pessoa crente em produzir novos sentidos de existência desde as experiências cúlticas com a música e seu ministério.pt_BR
dc.publisher.countryBRpt_BR
dc.publisher.departmentTeologiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Teologiapt_BR
dc.publisher.initialsESTpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7623111326498519pt_BR
dc.contributor.advisor1Adam, Júlio Cézar-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1768006061329443pt_BR
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Câmara_ALF_td (1).pdfTexto completo - PDF2.45 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.