Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1203
Title: | O ensino religioso como potencializador de uma educação inclusiva |
metadata.dc.creator: | Matos, Antônia Débora das Neves |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Brandenburg, Laude Erandi |
Keywords: | Educação;Inclusão;Ensino religioso;Educação especializada;Education;Religious education;Specialized education;Inclusion |
Issue Date: | 24-Jun-2024 |
Publisher: | Faculdades EST |
Citation: | MATOS, Antônia Débora das Neves. O ensino religioso como potencializador de uma educação inclusiva. 2024. 83 p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2024. |
Series/Report no.: | TMP; |
metadata.dc.description.resumo: | O Ensino Religioso como componente curricular pode ser encarado como um grande potencializado da educação inclusiva. Afinal, possui características que, sendo bem exploradas, podem fortalecer o processo de inclusão escolar, trabalhando na valorização e respeito pelo que é diferente. Fortalecendo o diálogo, e o pensamento crítico, sobre a existência do ser humano. Além de auxiliar a diminuição de possíveis situações de conflitos que possuem como fonte principal o preconceito pelo que é diferente. Sendo assim, essa pesquisa teve como objetivo refletir sobre a importância do Ensino Religioso na formação de valores que potencializam o processo de inclusão escolar. Para atingir tal objetivo, foi necessário mapear a construção da educação especial e da educação inclusiva no Brasil. O Ensino Religioso na Base Nacional Comum Curricular e também se buscou compreender como o Ensino Religioso pode colaborar na inclusão escolar. Após a realização dessas etapas, foi criado uma proposta de Planejamento para Promoção da Inclusão na Educação por meio do Ensino Religioso. Ao final foi observada a importância da colaboração entre diferentes profissionais da educação, incluindo docentes do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e docentes do Ensino Religioso para a construção de um ensino inclusivo. Mas, para isso, professores e escolas precisam estar em sintonia de objetivos e deveres e a formação para a docência também precisa ser considerada, para que se construa um diálogo em torno do tema. |
Description: | 83 p. |
URI: | http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1203 |
Appears in Collections: | Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Matos_ADDN_tmp.pdf | Texto completo - PDF | 646.32 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.