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dc.creatorMatos, Antônia Débora das Neves-
dc.date.accessioned2024-08-30T18:51:50Z-
dc.date.available2024-08-30T18:51:50Z-
dc.date.issued2024-06-24-
dc.identifier.citationMATOS, Antônia Débora das Neves. O ensino religioso como potencializador de uma educação inclusiva. 2024. 83 p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1203-
dc.description83 p.pt_BR
dc.description.abstractReligious Education as a curricular component can be seen as a great potential for inclusive education. After all, it has characteristics that, if well explored, can strengthen the process of school inclusion, working on valuing and respecting what is different, strengthening dialogue and critical thinking about the existence of human beings. In addition, it helps to reduce possible situations of conflict that have as their main source prejudice against what is different. Therefore, this research aimed to reflect on the importance of Religious Education in the formation of values that enhance the process of school inclusion. To achieve this objective, it was necessary to map the construction of special education and inclusive education in Brazil, Religious Education in the National Common Curricular Base, and also sought to understand how Religious Education can collaborate in school inclusion. After completing these steps, a Planning Proposal for Promoting Inclusion in Education through Religious Education was created. Finally, the importance of collaboration between different education professionals was noted, including teachers of Specialized Educational Services (AEE) and Religious Education teachers, for the construction of inclusive education. However, for this to happen, teachers and schools need to be in tune with their objectives and responsibilities, and teacher training also needs to be considered, so that a dialogue can be built around the topic.en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFaculdades ESTpt_BR
dc.relation.ispartofseriesTMP;-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectEnsino religiosopt_BR
dc.subjectEducação especializadapt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectReligious educationen
dc.subjectSpecialized educationen
dc.subjectInclusionen
dc.titleO ensino religioso como potencializador de uma educação inclusivapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.rights.licenseLicença Creative Commons: Este trabalho está licenciado sob CC BY-NC-ND 4.0. Para visualizar uma cópia desta licença, visite http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.contributor.referee1Brandenburg, Laude Erandi-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2720814127433525pt_BR
dc.contributor.referee2Klemz, Charles-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9638271117297229pt_BR
dc.contributor.referee3Viração, Francisca Jaquelini de Souza-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9376500388048852pt_BR
dc.description.resumoO Ensino Religioso como componente curricular pode ser encarado como um grande potencializado da educação inclusiva. Afinal, possui características que, sendo bem exploradas, podem fortalecer o processo de inclusão escolar, trabalhando na valorização e respeito pelo que é diferente. Fortalecendo o diálogo, e o pensamento crítico, sobre a existência do ser humano. Além de auxiliar a diminuição de possíveis situações de conflitos que possuem como fonte principal o preconceito pelo que é diferente. Sendo assim, essa pesquisa teve como objetivo refletir sobre a importância do Ensino Religioso na formação de valores que potencializam o processo de inclusão escolar. Para atingir tal objetivo, foi necessário mapear a construção da educação especial e da educação inclusiva no Brasil. O Ensino Religioso na Base Nacional Comum Curricular e também se buscou compreender como o Ensino Religioso pode colaborar na inclusão escolar. Após a realização dessas etapas, foi criado uma proposta de Planejamento para Promoção da Inclusão na Educação por meio do Ensino Religioso. Ao final foi observada a importância da colaboração entre diferentes profissionais da educação, incluindo docentes do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e docentes do Ensino Religioso para a construção de um ensino inclusivo. Mas, para isso, professores e escolas precisam estar em sintonia de objetivos e deveres e a formação para a docência também precisa ser considerada, para que se construa um diálogo em torno do tema.pt_BR
dc.publisher.countryBRpt_BR
dc.publisher.departmentTeologiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Teologiapt_BR
dc.publisher.initialsESTpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8850059945474332pt_BR
dc.contributor.advisor1Brandenburg, Laude Erandi-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2720814127433525pt_BR
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

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