Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1185
Title: Fatores psicossociais e adesão de discentes à prática do ensino religioso
metadata.dc.creator: Silva, Maria Adenilda da
metadata.dc.contributor.advisor1: Brandenburg, Laude Erandi
Keywords: Formação do estudante;Ensino religioso;Educação;Suporte emocional;Student formation;Religious education;Education;Emotional support
Issue Date: 6-Sep-2023
Publisher: Faculdades EST
Citation: SILVA, Maria Adenilda da. Fatores psicossociais e adesão de discentes à prática do ensino religioso. 2023. 101p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2023.
Series/Report no.: TMP;
metadata.dc.description.resumo: Este estudo objetiva apresentar uma revisão bibliográfica sobre as contribuições do componente curricular de ensino religioso na formação do estudante, de modo geral. Pressupõe-se que muitos fatores estão envolvidos diretamente com a disciplina na formação integral do estudante, tornando-se assim uma contribuição indispensável nessa formação. Além disso, sob o viés da psicologia, evidencia-se que o estudante pode aprender a lidar melhor com suas emoções, com seus conflitos e, ainda, desenvolver-se na perspectiva da fé. Tem-se, para tanto, como objetivo geral, avaliar a relevância do componente de ensino religioso na formação integral do estudante e suas contribuições. Ainda, apresentar uma análise investigativa sobre o desenvolvimento humano sob o viés da educação, bem como afetivo-emocional, social e da fé. Também, os fatores relacionados à formação da identidade, maturação cognitiva e emocional, assim como mudanças nos relacionamentos interpessoais que promovem o engajamento religioso. A metodologia utilizada neste trabalho foi a pesquisa bibliográfica com a finalidade de analisar todos os fatores que podem contribuir na formação do estudante tendo recebido o suporte do componente curricular supracitado. O estudo baseou-se em materiais como livros, artigos científicos, entre outros, de renomados autores que pesquisaram o tema. Essa investigação também conta com estudos da psicologia para ajudar na compreensão das contribuições do ensino religioso na formação dos indivíduos. Como resultado, infere-se que, durante a vida escolar, com o suporte da disciplina de ensino religioso, o estudante ficará melhor preparado para lidar com as adversidades apresentadas durante a vida, desenvolverá senso crítico, tolerância e empatia, inclusive melhor preparado para lidar com os fatores psicossociais, que, inevitavelmente, se apresentam na vida do ser humano. Além disso, mostrar a indispensabilidade do ensino religioso como componente curricular no espaço escolar.
Description: 101 p.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1185
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA ADENILDA DA SILVA - rev.pdf812.38 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.