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http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1185
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Silva, Maria Adenilda da | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-30T15:03:56Z | - |
dc.date.available | 2024-07-30T15:03:56Z | - |
dc.date.issued | 2023-09-06 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Maria Adenilda da. Fatores psicossociais e adesão de discentes à prática do ensino religioso. 2023. 101p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1185 | - |
dc.description | 101 p. | pt_BR |
dc.description.abstract | This study aims to present a bibliographic review on the contributions of the religious education curricular component to the student's education, in general. It is assumed that many factors are directly involved with the discipline in the student's integral education, thus becoming an indispensable contribution to this education. Furthermore, from the perspective of psychology, it is evident that the student can learn to better deal with his/her emotions, with his/her conflicts and, also, develop from the perspective of faith. Therefore, the general objective is to evaluate the relevance of the religious education component in the student's integral education and its contributions. Furthermore, to present an investigative analysis on human development from the perspective of education, as well as affective-emotional, social and faith as well as from the perspective of factors related to the formation of identity, cognitive and emotional maturation, as well as changes in interpersonal relationships that promote religious engagement. The methodology used in this work was bibliographic research with the purpose of analyzing all the factors that can contribute to the student's education having received the support of the aforementioned curricular component. The study was based on materials such as books, scientific articles, among others, by renowned authors who researched the topic. This investigation also relies on psychology studies to help understand the contributions of religious education in the formation of individuals. As a result, it can be inferred that, during school life, with the support of the religious education discipline, the student will be better prepared to deal with the adversities presented during life, will develop critical thinking, tolerance and empathy, and will also be better prepared to deal with psychosocial factors, which inevitably arise in human life. In addition, it shows the indispensability of religious education as a curricular component in the school environment. | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Faculdades EST | pt_BR |
dc.relation.ispartofseries | TMP; | - |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Formação do estudante | pt_BR |
dc.subject | Ensino religioso | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Suporte emocional | pt_BR |
dc.subject | Student formation | en |
dc.subject | Religious education | en |
dc.subject | Education | en |
dc.subject | Emotional support | en |
dc.title | Fatores psicossociais e adesão de discentes à prática do ensino religioso | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.rights.license | Licença Creative Commons: Este trabalho está licenciado sob CC BY-NC-ND 4.0. Para visualizar uma cópia desta licença, visite http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Brandenburg, Laude Erandi | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2720814127433525 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Silva, Laura Franch Schmidt da | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6858886305291005 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Meira, Vanessa Raquel | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/7377318165326100 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este estudo objetiva apresentar uma revisão bibliográfica sobre as contribuições do componente curricular de ensino religioso na formação do estudante, de modo geral. Pressupõe-se que muitos fatores estão envolvidos diretamente com a disciplina na formação integral do estudante, tornando-se assim uma contribuição indispensável nessa formação. Além disso, sob o viés da psicologia, evidencia-se que o estudante pode aprender a lidar melhor com suas emoções, com seus conflitos e, ainda, desenvolver-se na perspectiva da fé. Tem-se, para tanto, como objetivo geral, avaliar a relevância do componente de ensino religioso na formação integral do estudante e suas contribuições. Ainda, apresentar uma análise investigativa sobre o desenvolvimento humano sob o viés da educação, bem como afetivo-emocional, social e da fé. Também, os fatores relacionados à formação da identidade, maturação cognitiva e emocional, assim como mudanças nos relacionamentos interpessoais que promovem o engajamento religioso. A metodologia utilizada neste trabalho foi a pesquisa bibliográfica com a finalidade de analisar todos os fatores que podem contribuir na formação do estudante tendo recebido o suporte do componente curricular supracitado. O estudo baseou-se em materiais como livros, artigos científicos, entre outros, de renomados autores que pesquisaram o tema. Essa investigação também conta com estudos da psicologia para ajudar na compreensão das contribuições do ensino religioso na formação dos indivíduos. Como resultado, infere-se que, durante a vida escolar, com o suporte da disciplina de ensino religioso, o estudante ficará melhor preparado para lidar com as adversidades apresentadas durante a vida, desenvolverá senso crítico, tolerância e empatia, inclusive melhor preparado para lidar com os fatores psicossociais, que, inevitavelmente, se apresentam na vida do ser humano. Além disso, mostrar a indispensabilidade do ensino religioso como componente curricular no espaço escolar. | pt_BR |
dc.publisher.country | BR | pt_BR |
dc.publisher.department | Teologia | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Teologia | pt_BR |
dc.publisher.initials | EST | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6863262706770011 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Brandenburg, Laude Erandi | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2720814127433525 | pt_BR |
Appears in Collections: | Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST |
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