Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1185
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Maria Adenilda da-
dc.date.accessioned2024-07-30T15:03:56Z-
dc.date.available2024-07-30T15:03:56Z-
dc.date.issued2023-09-06-
dc.identifier.citationSILVA, Maria Adenilda da. Fatores psicossociais e adesão de discentes à prática do ensino religioso. 2023. 101p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1185-
dc.description101 p.pt_BR
dc.description.abstractThis study aims to present a bibliographic review on the contributions of the religious education curricular component to the student's education, in general. It is assumed that many factors are directly involved with the discipline in the student's integral education, thus becoming an indispensable contribution to this education. Furthermore, from the perspective of psychology, it is evident that the student can learn to better deal with his/her emotions, with his/her conflicts and, also, develop from the perspective of faith. Therefore, the general objective is to evaluate the relevance of the religious education component in the student's integral education and its contributions. Furthermore, to present an investigative analysis on human development from the perspective of education, as well as affective-emotional, social and faith as well as from the perspective of factors related to the formation of identity, cognitive and emotional maturation, as well as changes in interpersonal relationships that promote religious engagement. The methodology used in this work was bibliographic research with the purpose of analyzing all the factors that can contribute to the student's education having received the support of the aforementioned curricular component. The study was based on materials such as books, scientific articles, among others, by renowned authors who researched the topic. This investigation also relies on psychology studies to help understand the contributions of religious education in the formation of individuals. As a result, it can be inferred that, during school life, with the support of the religious education discipline, the student will be better prepared to deal with the adversities presented during life, will develop critical thinking, tolerance and empathy, and will also be better prepared to deal with psychosocial factors, which inevitably arise in human life. In addition, it shows the indispensability of religious education as a curricular component in the school environment.en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFaculdades ESTpt_BR
dc.relation.ispartofseriesTMP;-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação do estudantept_BR
dc.subjectEnsino religiosopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectSuporte emocionalpt_BR
dc.subjectStudent formationen
dc.subjectReligious educationen
dc.subjectEducationen
dc.subjectEmotional supporten
dc.titleFatores psicossociais e adesão de discentes à prática do ensino religiosopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.rights.licenseLicença Creative Commons: Este trabalho está licenciado sob CC BY-NC-ND 4.0. Para visualizar uma cópia desta licença, visite http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.contributor.referee1Brandenburg, Laude Erandi-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2720814127433525pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Laura Franch Schmidt da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6858886305291005pt_BR
dc.contributor.referee3Meira, Vanessa Raquel-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7377318165326100pt_BR
dc.description.resumoEste estudo objetiva apresentar uma revisão bibliográfica sobre as contribuições do componente curricular de ensino religioso na formação do estudante, de modo geral. Pressupõe-se que muitos fatores estão envolvidos diretamente com a disciplina na formação integral do estudante, tornando-se assim uma contribuição indispensável nessa formação. Além disso, sob o viés da psicologia, evidencia-se que o estudante pode aprender a lidar melhor com suas emoções, com seus conflitos e, ainda, desenvolver-se na perspectiva da fé. Tem-se, para tanto, como objetivo geral, avaliar a relevância do componente de ensino religioso na formação integral do estudante e suas contribuições. Ainda, apresentar uma análise investigativa sobre o desenvolvimento humano sob o viés da educação, bem como afetivo-emocional, social e da fé. Também, os fatores relacionados à formação da identidade, maturação cognitiva e emocional, assim como mudanças nos relacionamentos interpessoais que promovem o engajamento religioso. A metodologia utilizada neste trabalho foi a pesquisa bibliográfica com a finalidade de analisar todos os fatores que podem contribuir na formação do estudante tendo recebido o suporte do componente curricular supracitado. O estudo baseou-se em materiais como livros, artigos científicos, entre outros, de renomados autores que pesquisaram o tema. Essa investigação também conta com estudos da psicologia para ajudar na compreensão das contribuições do ensino religioso na formação dos indivíduos. Como resultado, infere-se que, durante a vida escolar, com o suporte da disciplina de ensino religioso, o estudante ficará melhor preparado para lidar com as adversidades apresentadas durante a vida, desenvolverá senso crítico, tolerância e empatia, inclusive melhor preparado para lidar com os fatores psicossociais, que, inevitavelmente, se apresentam na vida do ser humano. Além disso, mostrar a indispensabilidade do ensino religioso como componente curricular no espaço escolar.pt_BR
dc.publisher.countryBRpt_BR
dc.publisher.departmentTeologiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Teologiapt_BR
dc.publisher.initialsESTpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6863262706770011pt_BR
dc.contributor.advisor1Brandenburg, Laude Erandi-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2720814127433525pt_BR
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA ADENILDA DA SILVA - rev.pdf812.38 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.