Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1179
Title: Religiosidades nos corpos? Estudo de imagens e símbolos religiosos nas tatuagens de adolescentes da fase de Novo Hamburgo
metadata.dc.creator: Rodrigues, Vagner de Souza
metadata.dc.contributor.advisor1: Reblin, Iuri Andréas
Keywords: Adolescência;Religiosidade;Tatuagem;Adolescence;Religiosity;Tattoo;TEOLOGIA PRÁTICA
Issue Date: 14-Mar-2024
Publisher: Faculdades EST
Citation: Rodrigues, Vagner de Souza. Religiosidades nos corpos? Estudo de imagens e símbolos religiosos nas tatuagens de adolescentes da fase de Novo Hamburgo. 2024. 212 p. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2024.
Series/Report no.: TD;
metadata.dc.description.resumo: O tema da pesquisa trata de um estudo das religiosidades apresentadas nas tatuagens dos corpos dos adolescentes da Fase de Novo Hamburgo, através de imagens e símbolos religiosos. Através de uma pesquisa bibliográfica e de campo (social), foram aplicados questionários a um universo de quarenta adolescentes. Dos quarenta, dez eram sem tatuagens, respondendo o porquê de não terem uma tatuagem. Os trinta restantes responderam perguntas sobre suas tatuagens e suas religiosidades, constituindo gráficos com dados (estatística básica) não quantitativos. Durante a aplicação dos questionários, foram selecionados cinco adolescentes dos trinta tatuados, para uma entrevista semiestruturada a partir de tópicos semiestruturados. O resultado das entrevistas foi gravado em áudio e digitalizado como ferramenta metodológica para a pesquisa. Além disso, houve registro em diário de campo durante as seis visitas na Fase de Novo Hamburgo – quando auxiliou na constituição da descrição etnográfica densa, do primeiro capítulo. Os dados foram utilizados nos três capítulos, ou seja, os gráficos, o diário de campo e a gravação das entrevistas. Apenas as fotos das tatuagens coletadas durante as entrevistas foram utilizadas apenas no segundo e terceiro capítulos. Os principais autores utilizados foram Clifford Geertz (cultura e religião), Erik Erikson (adolescência e desenvolvimento humano), José Bittencourt Filho e Adilson Schultz (religiosidade e religiosidade popular), Silvana Jeha (Tatuagem) e Mircea Eliade e José Maria Mardones (imagens e símbolos). Quanto aos achados, as tatuagens como um todo, apresentam as relações socioculturais dos adolescentes divididas em quatro categorias, relacionadas a um estilo de vida. Ou seja, as tatuagens que expressam elementos considerados sagrados e/ou religiosos para eles; as que fazem parte do cotidiano - relacionadas ao lazer, mas também com momentos de reflexão e busca de sentido; as que demonstram um alvo, como um sonho de vida – que neste caso é ter muito dinheiro; e os obstáculos ou inimigos que ameaçam o alcance de tais objetivos, ou seja, o Estado, representado pela polícia. Além disso, pôde-se perceber que há uma imitação simbólico-cultural, quando se toma emprestado a imagem e símbolo do outro; Da mesma forma, o compartilhamento de memórias em comum cria e fortalece o senso de pertencimento comunitário, o que faz com que não só estes indivíduos que estiveram longe de seus lares possam ainda se sentir parte daquele núcleo social, mas também cria um novo laço comunitário entre eles. Quanto às religiosidades e tatuagens, as abordagens e contatos com os adolescentes permitiram um mapeamento e uma percepção das religiões que se dizem vinculados, as quais estão relacionadas à matriz religiosa brasileira e à religiosidade popular. As demais tatuagens, estão associadas a questões culturais, representadas pela cultura de massa e/ou cultura pop.
Description: 212 p. : il.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1179
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
rodrigues_vds_td.pdfTexto completo PDF2.85 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.